“Osasco é um exemplo da aplicação de políticas públicas”, diz Marcio Pochmann

422 - Ivan Cruz (1)Presidente do IPEA participa de palestra sobre Trabalho e Inclusão Produtiva no Fórum de Tecnologia Social

Realizada dia 14 de agosto, integrando a programação do I Fórum de Tecnologia Social, promovido pela Prefeitura de Osasco, a palestra “Trabalho e Inclusão Produtiva” contou com a presença de Ronaldo Garcia, Secretário de Articulação Institucional e Parcerias (SAIP), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e de Marcio Pochmann, presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

422 - Ivan Cruz (2)Na ocasião, Ronaldo Garcia apresentou algumas das diretrizes que norteiam o trabalho do SAIP nas políticas Inclusão Produtiva do Ministério. Essas políticas são diversos processos que pretendem conduzir à formação de cidadãos integrados ao mundo pelo trabalho, tendo como perspectiva a busca pela cidadania e condições de existência. De acordo com o secretário, a economia brasileira cresceu de forma excludente, produzindo um excedente de trabalhadores, e a proposta da IP surge para mudar esse cenário.

Entre as ações realizadas, foram destacados quatro percursos para implementação da IP: capacitação para o mercado de trabalho, constituição e fortalecimento do produtor independente, constituição e fortalecimento de empreendimentos econômicos familiares e a expansão de empreendimentos econômicos solidários. Ronaldo Garcia frisou a importância da atuação convergente dos três níveis de governo na implementação da IP, pois, segundo ele, “é necessário o conhecimento da situação do público alvo e da realidade sócio-politica-econômica regional, que nem sempre termina nos limites municipais”.

422 - Ivan Cruz (3)Marcio Pochmann encerrou a palestra discutindo a história da política inclusiva no Brasil e os investimentos que necessita hoje. Segundo ele, é necessário pensar as políticas de inclusão considerando a nova estrutura da sociedade do século XXI, onde se configura uma mudança no número de filhos por casal, a expectativa de vida, as formas de ocupação do espaço e a nova organização dos postos de trabalho. “O Brasil chegou tarde aos resultados de políticas públicas, temos um estoque de pobreza difícil de ser superado, mas estamos no campo de aperfeiçoamento das políticas sociais e Osasco é uma cidade que representa essas ações, é um exemplo da aplicação dessas políticas”, concluiu.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.