Alunos e professores de pós-graduação do Instituto Politécnico de Turim apresentaram, em evento da entidade, as experiências em dois meses de pesquisa na área
O convênio entre a Prefeitura de Osasco e o Instituto Politécnico de Torino, na Itália, está rendendo bons resultados. No último dia 12, a entidade realizou um seminário para apresentação e análise dos trabalhos que seus estudantes realizaram no Morro do Socó em Osasco.
Alunos e professores de pós-graduação do instituto estiveram por 2 meses na cidade, acompanhando as obras de urbanização da área. Elas integram o maior programa habitacional da história do município, que está levando moradia digna e infra-estrutura a mais de 5 mil famílias da cidade, com investimentos que somam mais de R$100 milhões entre recursos próprios e repasses do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
A pesquisa resultou em um projeto de urbanização definitiva da área, que será doado à Secretaria de Habitação. O convênio foi firmado em 2006 e formalizado durante visita do prefeito Emidio e de uma delegação de Osasco à instituição, em outubro de 2007.
Desde então, este é o segundo evento promovido pela entidade a partir dos laços firmados com a cidade, principalmente por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais e da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Em 22 de julho, o instituto encaminhou ao prefeito Emidio de Souza uma publicação sobre os 100 anos de vida do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, no qual há um agradecimento especial à administração municipal pelos esforços e auxílio na realização de contatos que viabilizaram uma exposição sobre a vida e obra de Niemeyer no Instituto, considerado o mais importante, na área de arquitetura, na Itália.