A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, reuniu os integrantes do NEMoS (Núcleo Estratégico para Mobilidade Sustentável) em seminário promovido no dia 21/09, no Centro de Formação dos Professores, que abordou a Mobilidade Sustentável. A ação integrou a Semana do Trânsito na cidade.
O tema garante o direito de ir e vir com segurança, incluindo acessibilidade universal, fluidez, equilíbrio socioeconômico e ambiental, e tendo como prioridade os pedestres, as pessoas com mobilidade reduzida e o sistema viário.
O NEMoS foi criado a partir de reuniões do Projeto Osasco 50 anos e encontros que levantaram demandas e sugestões da população e do governo, para mobilidade no município. O grupo tem como objetivo desenvolver e articular políticas de transporte, trânsito e acessibilidade, promovendo mais qualidade de vida para população osasquense.
Após exibição de filme que retratou o trânsito, o transporte público e a acessibilidade da cidade, o secretário de Serviços Municipais Fernando Montini apresentou propostas e trabalhos que já estão sendo desenvolvidos pelo grupo.
O secretário ainda apontou estatísticas. “Circulam em nossa cidade cerca de 500 mil veículos diariamente. Os acidentes de trânsito geram um prejuízo qie impactua em 45 milhões por ano na saúde do município. Aproximadamente 14,5 % da população possuem algum tipo de mobilidade reduzida (dados do IBGE). As emissões de poluentes em cidades do padrão de Osasco são aproximadamente de 200 torneladas ano, sendo 70% do transporte individual. Diante disso, fica o desafio de transformar Osasco numa referência em mobilidade sustentável” disse.
Foram apresentadas também as secretarias municipais que interagem com o tema: SAPS (Secretaria de Assistência e Promoção Social), SS (Secretaria de Saúde), SOT (Secretaria de Obras e Transporte), SEMA (Secretária de Meio Ambiente), SEREL (Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer), SE (Secretaria de Educação) e SEHDU (Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano).
Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins; o chefe de Gabinete Luciano Jurcovichi; o secretário municipal Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); o vereador João Góis; entre outras autoridades.