Um dos grandes problemas das grandes cidades é a quantidade de veículos abandonados e em mal estado de conservação que são deixados nas vias públicas ou terrenos vazios. Normalmente são veículos sem nenhum tipo de identificação, que degradam a paisagem urbana, contribuem para a poluição visual, causam riscos à saúde pública e aumentam a insegurança, principalmente pelo seu uso por traficantes, que utilizam esses veículos para guardar entorpecentes, e por usuários de drogas, que os utilizam para abrigo.
Essa é uma das principais reclamações recebidas pela Central 156, da Prefeitura de Osasco, relacionada à Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran) que realiza, permanentemente, vistorias e apreensões desse tipo de veículo.
Muitos deles possuem proprietários que, quando encontrados e acionados, procuram tomar providências quanto a sua correta destinação. No entanto, quando isso não é possível, o veículo é guinchado e recolhido ao pátio de apreensões.
Desde 2005, a Setran já recolheu quase 3 mil veículos nessas condições. Em 2011, foram apreendidos 521 veículos e neste ano, até o mês de maio, já foram apreendidos cerca de 220 veículos abandonados pelas ruas da cidade.
De acordo com a Lei Municipal 4396/2009, considera-se veículo abandonado aquele que, estacionado no mesmo local há mais de 20 dias consecutivos, apresentar um dos seguintes requisitos: 1) evidente estado de depreciação, ainda que coberto com capa; 2) quando não possuir placa de identificação obrigatória; 3) impossibilidade de deslocamento com segurança pelos próprios meios e 4) que ofereça risco à segurança e à saúde dos munícipes.
Mais informações sobre abandono de veículos podem ser obtidas pelo telefone 3682-1055 ou pelo e-mail setran@osasco.sp.gov.br.