O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) em conjunto com o Grupo Técnico de VISA Regional realizou nesta terça-feira, 30 de agosto, o 1º Encontro de Sensibilização: Vigilância em Acidentes com Produtos Perigosos e Desastres Naturais, para os técnicos da vigilância sanitária e epidemiológica dos 15 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
A Secretaria de Saúde de Osasco anfitriã do evento no ato representada pela Coordenação do GT/VISA (Grupo Técnico de Vigilância Sanitária) Municipal que referiu “Osasco tem um tráfego interno intenso por possuir inúmeras rodovias no seu entorno – além das marginais temos que nos capacitar, portanto, para podermos prevenir e minimizar o risco de acidentes e evitarmos aconteça algum dano para a população e meio ambiente”.
Lia Nakaie, diretora do Grupo de Vigilância Sanitária Regional, afirmou que “a importância do evento está em sensibilizar e capacitar os técnicos da vigilância e saúde que atuam na região com o objetivo de otimizar os procedimentos em caso de acidentes com produtos perigosos ou desastres naturais”.
“É fundamental conhecer e aprofundar para se ter condições de atuar. Precisamos de ações integradas para sabermos como prevenir e gerenciar crises”, concluiu Maria Aparecida Zaporoli, diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica X – Osasco.
Prestigiaram também o evento os palestrantes Cristiane Tranquillini Rezende (diretora de Divisão SAMA/CVS); Rafael Adão Buozo (técnico do Grupo de Vigilância Sanitária X – Osasco) e Maria Aparecida Zaporoli (diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica X – Osasco).