A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco lançou, na última terça-feira, dia 8 de dezembro, o vídeo institucional “Projeto Biodiesel Osasco”, em evento realizado no Auditório do Centro Educacional do SESI-Jardim Piratiniga. O vídeo foi exibido em três seções e contou com a presença de autoridades, alunos das escolas municipais, funcionários e freqüentadores do SESI.
Realizado pela Miragem Filmes, em parceria com a Prefeitura, o audiovisual explora de maneira educativa as questões envolvidas no descarte correto do óleo de cozinha usado, os benefícios que traz para o meio ambiente ao ser utilizado na produção de biodiesel, além de mostrar o trabalho do Projeto Biodiesel desenvolvido pela Prefeitura.
As seções aconteceram nos períodos da manhã, tarde e noite, sendo que na primeira apresentação estiveram presentes mais de 250 pessoas. O filme conta com a participação do ator Aílton Graça, que interpreta um professor.
Presente ao evento, o secretário Juracy Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento), destacou a qualidade do vídeo e falou sobre a importância da propagação desse trabalho. “Nós somos os principais divulgadores de ações como estas, temos que passar a informação adiante. Osasco tem sido exemplo de uma cidade comprometida com a conscientização de sua população”, afirmou.
Para o secretário de Meio Ambiente e idealizador do filme, Carlos Marx, o Projeto Biodiesel é um marco para a cidade de Osasco na área de meio ambiente, em um momento em que o mundo enfrenta catástrofes climáticas. “A melhor destinação que o óleo de cozinha pode ter é para a produção de biodiesel, já que ações como esta preservam o meio ambiente gerando trabalho e renda. O Brasil precisa de novas fontes de energia e o biocombustível é uma fonte limpa que ajuda na redução das emissões de CO2. Queremos um planeta preservado e estamos fazendo a nossa parte”, afirmou.
Segundo ele, o filme é mais um instrumento para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do óleo. De acordo com o secretário, já foram distribuídos 200 mil folders educativos e serão entregues ainda 2 mil cópias do vídeo em escolas, indústrias, igrejas e outras entidades. “O meio ambiente ganha, a cidade ganha e a população ganha. O importante é a população participar e fazer sua parte, que a Secretaria de Meio Ambiente sempre dará total apoio”, disse.
O secretário destacou ainda a intenção de a Petrobrás iniciar a construção de uma usina de produção de biodiesel com óleo usado em Osasco, quando a produção atingir 30 mil litros por mês, já que atualmente a produção de biocombustível da estatal é feita a partir de óleo de cozinha novo.
O Projeto
Há mais de um ano em atividade em Osasco, o Projeto Biodiesel já coletou mais de 45 mil litros de óleo de cozinha usado, instalando cerca de 700 pontos de coleta, incluindo parques públicos.
Para cada bombona de 50 litros cheia de óleo usado, o doador poderá receber 10 litros de água sanitária ou 5 litros de óleo de soja novo.
Para obter mais informações sobre o projeto, os interessados podem acessar o site www.osasco.sp.gov.br/bio ou entrar em contato pelo telefone 3652-9041.