Segundo secretário em exercício, cidade manteve, em 2008, um equilíbrio entre as despesas e a receita
Atendendo a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, o secretário em exercício de Finanças da Prefeitura de Osasco, Ricardo Gaspar, participou, na sexta-feira, dia 27 de fevereiro, de uma audiência pública, convocada pela Comissão de Economia e Finanças da Câmara Municipal, para apresentação das metas fiscais do 3º Quadrimestre de 2008.
De acordo com o secretário, como o período corresponde ao último quadrimestre de 2008, a apresentação englobou dados referentes a todo o ano.
Nesse período, a receita corrente realizada da cidade, que é formada por uma série de fontes, incluindo recebimento e repasse de impostos, foi de R$1,07 bilhão, valor muito próximo ao que foi estimado pela prefeitura para o período. “Esse valor foi praticamente o mesmo que projetamos 16 meses antes, o que representa um resultado auspicioso”, explicou.
Já as despesas totais da prefeitura, no mesmo período, foram de R$1,02 bilhão, dos quais 50% foram destinados a aquisição de materiais, produtos e pagamento de servidores. “Essa proximidade com a receita demonstra um equilíbrio nas finanças públicas, mas o nível de gastos requer constante acompanhamento pelos gestores públicos”, completou.
Ainda durante a audiência, o secretário em exercício afirmou que, devido à crise financeira internacional, as projeções de arrecadação, para 2009, ficam mais difíceis. “Mas a prefeitura vem adotando, desde o início desse ano, uma série de medidas para enfrentar e reduzir os impactos da crise nas finanças municipais”, completou.
Também participaram da audiência pública o presidente da Comissão de Economia e Finanças, vereador Valmir Prascidelli, e os vereadores Aluísio Pinheiro (líder do governo na Câmara), Eduardão, Josias da Juco e Cláudio da Locadora.