Secretaria de Educação recebe novos professores com programa de integração

028-leandro-palmeira-1Além de conhecer o seu novo local de trabalho e os principais programas da SE, eles participaram de palestras com profissionais especializados em saúde

Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a Secretaria de Educação de Osasco promoveu um extenso programa de integração para receber os 500 novos professores da rede municipal de ensino aprovados em concurso público. A realização do programa, conforme destacou a secretária Mazé Favarão, teve como objetivo propiciar a interação de quem está chegando com os gestores da Educação em Osasco, dando a eles todas as informações a respeito do seu novo local de trabalho e dos principais programas desenvolvidos pela secretaria. No dia 5, o prefeito Emidio de Souza prestigiou o evento, ocasião quem falou sobre os avanços no ensino municipal de Osasco e desejou boas vindas aos novos professores.

028-leandro-palmeira-2O grupo dos novos professores de Osasco – formado em sua maioria por mulheres – passa a fazer parte de uma rede municipal composta por 4.042 professores de quatro níveis diferentes, além das pajens, 282 gestores (diretores, vice-diretores e coordenadores), e 1.535 funcionários de apoio, que são os serventes, zeladores, oficiais, cozinheiros e assessores. A diretora de Educação é a professora Vera Oliveira. Toda essa organização educacional, comandada pela professora Mazé, tem os seguintes princípios e diretrizes:

– Democratização do acesso e garantia da permanência;

– Democratização da gestão;

– Democratização do conhecimento na construção da qualidade social da educação.

Integração

O programa de integração com os novos servidores da Educação vai ao encontro de políticas avançadas no campo social. São políticas desenvolvidas também em grandes empresas privadas, que visam o bem-estar do profissional. Durante os três dias, houve uma extensa programação, tanto na parte da manhã, como à tarde, para integrar todos os professores que vão trabalhar nos dois turnos.

Funcionários da Educação passaram aos novos colegas, por exemplo, todos os detalhes do Programa Escola Cidadã, carro-chefe da Secretaria de Educação de Osasco, e do Programa Educação Inclusiva. Trata-se de um programa que visa não somente as melhorias físicas das salas de aula, mas também uma total participação de alunos, professores, diretores e dos pais no desenvolvimento da política educacional do município. No encerramento, os novos professores participaram de um bate papo com a secretária Mazé, quando ela destacou o tema: “Compromisso – Todos pela Educação”, enfatizando os programas desenvolvidos em convênio com as políticas educacionais do governo federal.

“Com esse programa de integração, temos a oportunidade de dizer, na prática, ao novo professor que ele é importante e que nós, com o que podemos oferecer, o valorizamos no processo da educação de Osasco. É um processo contínuo. Programamos também uma integração com os gestores, para eles receberem os professores e, com estes, para eles receberem os nossos alunos na sala de aula”, enfatizou.

Além das informações sobre a estrutura e os programas da Secretaria de Educação, os novos professores participaram de palestras com profissionais da área de saúde, que falaram especificamente sobre a saúde do professor. Foram palestras que abordaram desde a postura correta durante as aulas até condutas para evitar problemas na voz, sua principal arma de trabalho. Sobre a voz, por exemplo, os professores foram aconselhados a evitar o fumo e o álcool, que são causadores de sérios problemas nas cordas vocais.

Nova Educação

Após desejar sucesso aos novos professores, o prefeito Emidio de Souza salientou que uma das metas de seu governo é transformar o ensino em Osasco num modelo de Educação para todo o país. “Já investimos muito nessa área e não apenas em reformas ou em construção de novos prédios. Isso é importante para o conforto e segurança de alunos, professores e diretores, mas procuramos investir também na formação e na valorização do professor. Se fosse há quatro anos, vocês estariam tomando posse num ambiente totalmente diferente deste, com um magistério desprestigiado e desmotivado. Com a ajuda de todos vocês, vamos transformar o ensino em Osasco e fazer dele um modelo para todo o Brasil. Contem com o nosso apoio, pois o nosso objetivo é sempre trabalhar em prol do desenvolvimento de Osasco e do Brasil”, afirmou Emidio.

Check Also

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.