A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação de Osasco, e a assessoria da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) “Mais Diferenças”, promoveu entre os dias 3 e 5 de novembro, no Centro de Formação de Professores, localizado na Avenida Marechal Rondon, 263, Centro, mais uma etapa da formação “Construção do Nós”, que integra o PEI (Programa de Educação Inclusiva) e promove cursos para professores de educação básica, gestores, membros do Corpo Técnico Pedagógico e funcionários das unidades.
Os encontros têm como objetivo fazer com que os participantes reflitam sobre as práticas pedagógicas, o planejamento de ações para a inclusão de crianças e jovens estudantes com deficiência, além de ampliar o universo cultural dos profissionais da educação.
E foi com essa proposta que Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI), que atuam nas creches da rede municipal, participaram, no último dia 4, de mais uma formação. Para a professora Rosemeire Martins, da Emef Professor Laerte José Santos, o curso trouxe uma importante troca de experiência. “A formação veio carregada de novos conhecimentos e resgate de ações importantes tanto para a vida pessoal quanto para a profissional”, revelou.
Já a professora Stela Aparecida Ferreira da Silva, da Emef Professor Luciano Felicio Biondo, destacou que o curso foi muito interessante e fez um apelo para que continue nos próximos anos. “Mostra o comprometimento da administração com os profissionais da área da educação”, disse.
Zeladores
Um dos segmentos que recebeu formação pela primeira vez foi o de zeladoria. Na atividade que aconteceu na quarta-feira, dia 3, 40 zeladores e caseiros da rede receberam um curso de reciclagem e qualificação profissional. O encontro aconteceu das 8h às 12h, também no Centro de Formação de Professores.
O curso é composto por uma série de encontros que começaram no mês de julho e se encerrarão apenas em julho de 2011. Ao todo, serão 10 encontros. Os zeladores e caseiros assistem, em média, a uma palestra por mês, com duração de quatro horas diárias, além de terem um intervalo de 1h.
Para Jayme da Silva, caseiro e zelador de uma escola no bairro Conjunto dos Metalúrgicos, esta é uma oportunidade única de fazer parte ativamente das transformações positivas dentro da escola. “Quando nos deparamos com uma criança, precisamos saber como orientá-la e como melhor cuidar dela. O curso serve para que nós funcionários nos relacionemos melhor na escola e com a sociedade. Somos também educadores, porque participamos da formação do ambiente escolar”, avaliou.
A opinião é compartilhada pelo colega de profissão Jayme da Silva, que trabalha há seis anos na EMEF Dr. José Manuel Ayres, no bairro Colinas D’Oeste, onde também mora há 26 anos e por isso afirma que, ao conhecer a rotina dos moradores, pode ajudar os filhos deles. Ele garante que essa vivência próxima com os pais das crianças ajuda no convívio escolar. “Como a gente cria laços afetivos com as crianças, temos que saber como conversar com elas e dizer o que seus pais não gostariam que elas fizessem. Temos que passar bons valores e somos capazes de propor ideias para melhorar o ambiente escolar. O zelador acaba gerando muito confiança nas famílias. Os pais levam os jovens até o portão e do lado de dentro eles nos dão a responsabilidade de cuidarmos de seus filhos Essa relação é boa, mas precisamos ter responsabilidade e conhecimento. Por isso é importante estudarmos sempre” refletiu.
Já a professora e psicóloga da Ong Mais Diferença, Priscila Collet, que debateu os temas Relacionamento e Função de cada profissional dentro do ambiente escolar, explicou que os encontros têm uma perspectiva ampla de abranger o maior número possível de educadores. “O curso acontece também com professores, inspetores, coordenadores e diretores de escola, enfim todos que estão diretamente ligados ao dia-a-dia da escola. Nos encontros, discutimos a importância de todos os educadores. Temos que construir juntos propostas e projetos para benefício dos alunos. Os cursos têm o objetivo também de empoderar esses funcionários [zeladores e caseiros] para que eles se sintam participantes do processo de desenvolvimento de construção do ambiente escolar”, esclareceu.
Incluindo pela Leitura
Desenvolver a paixão e o hábito de ler bem e com prazer é a principal meta do encontro “Incluindo pela Leitura”. Teatro de fantoche, dedoche (fantoche de dedos) e a contação de histórias e contos são apenas alguns dos mecanismos aprendidos por cerca de 25 professores nos encontros de formação profissional. Neste instante eles terão, como árduo desafio, de disseminar o conhecimento de maneira lúdica e descontraída aos estudantes nas unidades de ensino onde atuam.
Ana Cristina Penov, que dirige a biblioteca da Cemeif Professor Darci Ribeiro, no Jardim Marieta, revelou, com entusiasmo, como deverá transferir o saber adquirido no ambiente escolar. “É importantíssimo o contato com os livros. Precisamos colocar desenhos, fazer atrativos e convidar as jovens crianças para a leitura e que tenham prazer ao fazer isso. O curso nos traz muitas dicas e ideias de como podemos inovar. Temos o objetivo de criar leitores. A escola tem o dever de estimular e o trabalho do professor é oferecer ferramentas”, salientou.
Para a professora Elen Grotta, o curso tem um olhar abrangente e visa estimular todos os envolvidos no processo educacional a saberem quais são seus papéis. “A intenção é incluir as crianças, professores e comunidade no universo da leitura. Pensamos na inclusão no aspecto social. Estimulamos os educadores readaptados a contarem histórias no ambiente de trabalho e também a refletirem sobre a construção do trabalho em sociedade”, avaliou.
Segundo a secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão, a administração tem trabalhado no sentido correto de propiciar um ambiente de trabalho favorável aos profissionais da educação. “As ações que a Secretaria de Educação tem desenvolvido se mostram positivas e eficazes. Percebemos que o clima necessário para o bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem está sendo construído nas unidades educacionais de Osasco. É visível também a melhoria de infra-estrutura nas reformas e adaptações que o prefeito Emidio faz nos centros de ensino na cidade”, ponderou.
De acordo com Secretaria de Educação, são mais de 400 formações para os profissionais da área educacional neste 2º semestre.