A Secretaria de Educação de Osasco promoveu na noite de terça-feira, 10 de maio, uma oficina com o tema “Estratégias pedagógicas e produtos assistivos para aprimoramento das habilidades de linguagem”. O objetivo da iniciativa é oferecer capacitação e qualificação de formação continuada aos professores da rede municipal de ensino para melhor atuarem no atendimento aos alunos de inclusão social.
O encontro reuniu aproximadamente 45 professores, a maioria deles atua na área de desenvolvimento infantil (PDI) – em creches ou escolas de Ensino Fundamental. A oficina foi realizada no Centro de Formação de Profissionais da Educação. A ação faz parte do Programa de Educação Inclusiva (PEI), implantado na administração desde 2005. Ela acontece em parceria com a ONG Mais Diferenças, entidade que oferece assessoria pedagógica à rede. O programa visa exclusivamente à inclusão social de crianças com deficiência física ou mental nas escolas.
O PEI foca suas ações na formação, acessibilidade, assessoria à gestão da educação inclusiva, comunicação, informação com processos de diagnóstico, monitoramento e avaliação para inclusão educacional de pessoas com deficiência. Um dos principais pilares do programa é a formação continuada de diretores das unidades escolares, coordenadores pedagógicos, professores de todas as modalidades de ensino, funcionários, familiares e alunos da Rede Municipal.
As oficinas de inclusão começaram no dia 3 de maio e terminarão no dia 28 de junho. Ao todo os professores terão oito oficinas. Elas mesclam aulas práticas e teóricas e abordam temas como: estilo de aprendizagem, recursos acessíveis, tecnologias, jogos em matemática, confecção de mobília em papelão e avaliação da criança com deficiência. No dia 16, os professores terão uma oficina com o tema “Utilização dos Equipamentos e Materiais das Salas de Recursos Multifuncional”. Nesse módulo aprenderão a dimensionar o conteúdo de aula de acordo com ferramentas disponíveis e acessíveis em sala.
A pedagoga e educadora especial Shirley Rodrigues Maia, que aplicou a oficina, explicou a importância do curso. “Trabalhamos quais os recursos disponíveis que o professor pode organizar no sentido de favorecer as crianças com deficiência na inclusão. Explicamos sobre as estratégias, mas também falamos sobre as inúmeras deficiências dos alunos que os professores devem detectar e saber lidar”, disse.
Para a professora Denise Aparecida de Jesus, que dá aulas na creche Amélia Tozzeto Viviane, no bairro Olaria do Nino, na zona sul de Osasco “o desafio da inclusão exige o comprometimento e a participação de todos na sociedade e não apenas da comunidade escolar. O curso nos ajuda muito porque aprendemos como utilizar os recursos materiais para lidarmos com as crianças de inclusão. São trazidas muitas novidades que nos fazem refletir e repensar nossa prática pedagógica”, destacou.
O discurso foi endossado pela colega de escola e também professora, Fabiana Amorim. É importante sabermos como devemos nos comunicar com as crianças com deficiência. As oficinas nos ajudam a entender melhor cada realidade e propor alternativas e soluções de abordagem na área da inclusão social”, complementou.