SDTI foi selecionada pelo Governo Federal para o Programa Telecentros.BR

O Programa Osasco Digital, da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, está na lista dos 63 projetos selecionados entre os 1.071 encaminhados ao Governo Federal para a primeira fase do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital. A informação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de abril. A seleção das iniciativas que vão receber apoio federal foi feita em conjunto pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e do Planejamento, que coordenam o programa. Entre as propostas apresentadas aos ministérios está a criação de 6.508 novos telecentros em todo o país, além do fortalecimento das 3.514 unidades já existentes. A expectativa é de que este programa receba investimentos da ordem de R$ 165 milhões.

Entre outros critérios para a escolha, ganharam pontos os projetos que cumpriram os procedimentos de inscrição e estão dispostos a manter ao menos 10 telecentros sob as diretrizes de funcionamento do Programa, que vai oferecer equipamentos de informática novos e recondicionados, mobiliário, conexão à Internet em banda larga, além de bolsas e formação para monitores.

Inclusão Digital em Osasco

Dentro da estratégia de inclusão social da SDTI o Programa Osasco Digital, em uma das áreas de atuação, visa oferecer à população, de forma universal e gratuita, cursos na área de tecnologia da informação, além de acesso livre à internet nos Centros de Inclusão Digital (CID’s) em diversos pontos da cidade.

Implementados pela atual gestão desde 2006 e de forma descentralizada, os 14 CID’s levam inclusão digital a mais de 16 mil pessoas em Osasco, principalmente a indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Destes, sete mil ficam na zona Norte (Munhoz Jr, Vila Menck, Vila Mazzei, Canaã, Bonança, Marieta, Açucará), cinco na zona Sul (Veloso, Santa Maria, Jardim Padroeira, Km 18, Vila Yolanda) e dois na região central da cidade. Além disso, em parceria com a iniciativa privada e uma Organização Não Governamental, a cidade de Osasco conta ainda com um moderno CID que utiliza a tecnologia de banda larga via energia elétrica chamada BPL. Esta tecnologia, uma das primeiras implantadas no país, já funciona no bairro Colinas D’Oeste.

Josiane Carvalho

Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.