SDTI apresenta perfil da presença Indígena em Osasco

Dados de levantamento da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, da Prefeitura de Osasco, por meio do Programa Osasco Digital, demonstram que cerca de 1.200 pessoas se definem como indígenas na cidade, tendo como base os microdados do último Censo Demográfico elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2000.

Os números foram apresentados durante o seminário “O Povo Pankararé em Osasco: origem, trajetória e desafios das Políticas Públicas para os povos indígenas nas cidades”, realizado no Centro Público de Economia Solidária, durante as comemorações da 4ª Semana dos Povos Indígenas em Osasco, que teve seu encerramento no domingo, dia 25.

A apresentação foi feita pelo coordenador do programa Osasco Digital, Ronnie Aldrin Silva, que destacou que o número de mulheres indígenas na cidade é bem superior ao de homens. “Sabe-se que em Osasco vivem oficialmente três tribos indígenas: a dos Pankararés, Pankararus e Xukuru-Karirir. Constatamos também que quase dois terços dos indígenas que moram em Osasco são mulheres, 61,5%. Para o restante da população do município, este número é de 51,3%. Já para a população indígena do país, este percentual segue o padrão do restante da população não indígena, ou seja, cerca de 50,2%”, revela Aldrin.

Um dos dados que mais chamou atenção foi o tipo e local de moradia destes índios na quarta cidade populacionalmente mais densa do país. Os números apontam que quase metade desta população, ou seja, 47,6%, residem em favelas, segundo dados O que demonstra até o ano 2000, ano em que o IBGE coletou a informação. Mas, apesar dos números de moradias serem altos, quando a questão se refere ao relacionamento destes com o mercado de trabalho, nota-se que 43,1% possuem uma ocupação remunerada, enquanto a média nacional é de 25,9%, até pelas características tradicionais dos povos indígenas residentes às suas aldeias.

Já com relação aos bairros onde se concentram, boa parte residem na região norte da cidade, principalmente nos bairros Bonança, Baronesa, Portal D’Oeste, Munhoz Junior, Rochdale e Helena Maria, além dos bairros Jaguaribe, Veloso, Jardim Roberto e Bandeiras na zona sul da cidade.

Em 2010, a partir de 1º de agosto, em virtude da realização do novo censo demográfico, o IBGE visitará todos os domicílios residenciais de Osasco, e no que toca à população indígena, haverá levantamentos sobre sua etnia e povos, além da respectiva diversidade lingüística.

Exposição

Ainda em comemoração ao Dia do Índio, uma exposição na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping também marcou a programação da 4ª Semana dos Povos Indígenas em Osasco. Quem visitou o local pode conferir uma série de produtos confeccionados pelos índios das tribos que vivem em Osasco. Entre os produtos comercializados estavam artesanatos feitos de bambu, colares, peças para enfeites, entre outros produtos.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.