Tem início na próxima segunda-feira, dia 25 de fevereiro, e segue até o dia 1º de março, a Semana de Prevenção ao Alcoolismo em Osasco. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa de Saúde Mental, visa alertar a população sobre os riscos do consumo excessivo do álcool.
Na semana, a Secretaria de Saúde realizará rodas de terapias comunitárias focadas no alcoolismo, suas implicações nas questões de saúde pública e dinâmica familiar. Além disso, haverá oficinas temáticas sobre o assunto para usuários do serviço no Centro de Atenção Psicossocial Felício Gaspar – CAPS Adulto, localizado na avenida Esporte Clube Corinthians Paulista, 191, no Km 18.
Para o médico e secretário de saúde de Osasco, Dr. José Amando Mota, é imprescindível que o poder público intensifique suas ações de prevenção e combate a esta doença. “Apesar de não ter cura, o alcoolismo é tratável. Além disso, está entre as principais doenças mais incapacitantes por causa de transtornos físicos associados como cirrose hepática e miocardiopatia alcoólica ou decorrentes de acidentes industriais e automobilísticos, por exemplo. Infelizmente, há uma tendência mundial que aponta para o uso cada vez mais precoce do álcool e é por isto que devemos promover campanhas e estar sempre vigilantes neste sentido”, afirmou.
De acordo com Dra. Káthya Bertolini, coordenadora técnica do Programa Saúde Mental de Osasco, este tipo de abordagem apoia-se nas competências dos indivíduos e das famílias e nunca, nas carências. “A terapia comunitária assemelha-se as teias invisíveis que são muito fortes, que integram, unem os indivíduos, gerando valores e vínculos que apóiam nutrem e geram sentimento de pertencimento. Não se define como um processo psicoterapêutico, mas sim, como um ato terapêutico de grupo que pode ser realizado com qualquer numero de pessoas e de qualquer nível social”, explicou.
As terapias comunitárias acontecem ao longo do ano em vários bairros de Osasco, para mais informações procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou ligue na Central de Atendimento 156.
Serviço:
Semana de Prevenção ao Alcoolismo
Terapias Comunitárias Permanentes
Segundas-feiras
9h – (exceto primeira 2ª feira do mês) – CREAS – Rua Ciro dos Anjos, 80 – Bela Vista
9h30 – UBS Otacílio Firmino Lopes – Rua Granada, 21 – Vila Ayrosa
10 h – CRAS Dr. Miguel Vieira Ferreira – Rua Martim Afonso, 244 – Jd. Piratininga
14h30 – UBS Raimunda Cavalcanti Souza – Rua Prof. Adelaide Escobar Bueno, 730 Munhoz Jr
Terças-feiras
8h30 – Clube da Melhor Idade – Rua Mal. Edgar de Oliveira, 1350 – Cidade das Flores
Quartas-feiras
9h30 – UBS Jardim Aliança – Rua Bandeiras s/n – Jd. Aliança
Quintas-feiras
13h – (exceto segunda 5ª feira do mês) – CRAS Bonança – Av. Juscelino Kubitscheck, 615 – Jd. Baronesa
14h – Parque Chico Mendes – Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba
Sextas-feiras
8h30 – Comunidade São Mateus – Rua Padre José Antônio Ibiapina, 87 – Jd. Cipava