Na próxima segunda-feira, dia 31, a Secretaria de Saúde de Osasco promove um almoço temático no restaurante do servidor público em virtude do Dia Mundial Sem Cigarro. Na ocasião, a equipe do Programa Antitabagismo do município distribuirá folhetos explicativos e realizará uma pesquisa com os fumantes.
Esta data oferece uma grande oportunidade para propor reflexões sobre o consumo do tabaco, sobretudo para profissionais de saúde e de educação, formuladores de políticas públicas e legisladores brasileiros.
O Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde já tratou de cerca de 120 pessoas desde a sua implantação em outubro de 2009, das quais pelo menos 30% largaram o vício efetivamente. Além da abordagem psicológica individual e em grupo, o tratamento conta com terapia medicamentosa.
Segundo o médico do Programa Antitabagismo de Osasco, Michel Salim Bechara, o tabagismo é um hábito responsável por uma série de agravos de saúde com grande repercussão na morbidade e mortalidade, como distúrbios circulatórios, câncer, enfisema e outros problemas pulmonares. “Ações preventivas, com a redução e eliminação do hábito de fumar são, portanto, de extrema importância, em primeiro lugar para o bem estar dos cidadãos e em segundo, por propiciar uma grande economia de recursos da saúde para serem utilizados em outras necessidades”, destacou.
Selma Carneiro, fumante há 29 anos e participante do Programa, falou sobre as dificuldades encontradas no processo de largar o vício, mas ressalta que está avançando com a estrutura oferecida. “Já estou no tratamento há 3 semanas e estou conseguindo parar de fumar graças ao suporte de medicamentos e à terapia que são oferecidos no Programa”, enfatizou.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença pediátrica, pois a maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro e se torna dependente antes dos 18 anos de idade. Pelo fato dos jovens serem mais vulneráveis às estratégias de propaganda e marketing, desenvolvidas para captar novos consumidores, o número de novos fumantes nessa faixa etária é preocupante: cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias.
O Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde funciona no setor de tabagismo na Policlínica da zona Sul, situado à Rua da Saudade, 100 no Jd. Bela Vista. Para mais informações basta ir ao local ou entrar em contato pelo telefone 2183-0751.
Serviço
Programa Antitabagismo
Local: Setor de tabagismo na Policlínica da Zona sul,
Endereço: Rua da Saudade, nº 100 no Jd. Bela Vista.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco