Saúde de Osasco amplia atendimento à população com a inauguração da UBS do Parque Palmares

Obra atende a reivindicações da comunidade feitas por meio do OP, do Projeto Osasco 50 Anos e também pela Pastoral da Saúde

A Saúde de Osasco deu mais um passo no projeto de oferecer um atendimento cada vez melhor à população. Foi inaugurada no último sábado, dia 31 de março, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Palmares, obra que atende a reivindicação da população apresentada por meio de diversos instrumentos democráticos de participação popular, como o Orçamento Participativo (OP) e o projeto Osasco 50 Anos, ambos da Prefeitura de Osasco, e ainda o Conselho Municipal da Saúde, do Conselho Gestor e da Pastoral da Saúde.

Para comemorar essa importante conquista, foram realizados dois atos oficiais. O primeiro deles, na própria unidade. Emocionando a todos os presentes, a primeira a falar foi a líder comunitária Maria Socorro Bezerra, conhecida carinhosamente como Dona Socorro, que se ajoelhou para agradecer, em primeiro lugar, a Deus pela concretização da obra, que destacou como fundamental para toda a região. “Esse era um sonho antigo, de todos nós, que agora se realiza. Estou muito emocionada e também feliz, porque estava aqui para acompanhar o lançamento da pedra fundamental da obra e agora vejo o posto pronto. Só tenho a agradecer também ao prefeito Emidio de Souza e ao secretário Gelso de Lima por essa UBS”, afirmou.

Palavras de agradecimento deram o tom do discurso de Carlos Roberto Correa, o Carlão, representante do Movimento de Cooperação por Moradia 1º de Maio, outra entidade que lutou pela concretização da obra e que tem um de seus conjuntos residenciais no bairro. “Só temos a agradecer ao prefeito Emidio de Souza por tudo que ele faz pelo Parque Palmares. Logo em seu primeiro ano de governo, ele já trouxe o asfalto para as ruas. Depois, nos beneficiou com a troca da iluminação, com o Programa de Subsídio Habitacional, com o desmembramento do IPTU para os moradores do 1º de Maio e com a remissão do ITB. E agora, com essa UBS”, enumerou.

O secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, por sua vez, destacou que entregar um equipamento de saúde é sempre uma satisfação para quem faz parte da administração municipal. “Além disso, precisamos destacar que, no governo do prefeito Emidio, todas as vezes em que lançamos uma pedra fundamental, a obra foi realizada, como está acontecendo aqui hoje. É uma marca dessa administração”, salientou.

Já o secretário de Saúde, Gelso de Lima, destacou que, de todas as obras realizadas no setor na gestão do prefeito Emidio, a UBS do Parque Palmares é uma das mais significativas. “Logo que assumimos a administração e iniciamos um projeto que visa priorizar a prevenção à saúde e não o tratamento de doenças, fizemos um estudo que apontou a necessidade da criação de mais 4 unidades de saúde para que alcançássemos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é ter uma UBS para atender cada grupo de 20 mil a 30 mil pessoas. A unidade aqui do Palmares foi o primeiro projeto, mas, por uma série de fatores, conseguimos entregar as outras três antes. Para o Palmares, enfrentamos primeiro um problema envolvendo a área anteriormente indicada para a obra, que não poderia ter essa destinação. A troca, no entanto, não foi autorizada pelo Ministério da Saúde e a prefeitura precisou destinar recursos próprios para a obra. Mas o importante é que, depois de todos esses obstáculos, finalmente estamos entregando essa unidade pela qual a população tanto batalhou”, disse, chamando ainda, novamente para a frente do palco, Dona Socorro, e fazendo questão de afirmar que sua atuação foi fundamental para a concretização da obra. “Mesmo com a saúde muito fragilizada, ela nunca abandonou essa luta”, lembrou. E acrescentou ainda que a UBS não deve ser um lugar que a população vá apenas quando está doente, mas sim para participar de atividades que promovem uma melhoria na qualidade de vida, como ginástica, caminhadas e palestras de prevenção.

O presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluísio Pinheiro, e o deputado estadual Marcos Martins também fizeram uso da palavra. Aluísio lembrou do apoio da Câmara Municipal na aprovação de projetos que beneficiam a população, enquanto Marcos Martins ressaltou a obtenção, graças a sua atuação na Assembléia, de uma UTI Pediátrica para o Hospital Municipal Central Antônio Giglio.

Também presente ao ato, o deputado federal João Paulo Cunha lembrou que, mais uma vez, o prefeito Emidio de Souza cumpria um compromisso firmado com a população. “Ter esse compromisso e lutar pelas pessoas que mais precisam é o que nos faz trabalhar por uma cidade cada vez melhor”.

Já o prefeito Emidio salientou que, além de atender a população do Palmares, a nova UBS contribui para organizar melhor a demanda por atendimentos em outras duas UBS da rede, a do Jardim Padroeira e a do Jardim Veloso, que até agora atendiam as famílias dessa área. “Então, apenas com essa obra, estamos beneficiando entre 70 mil e 80 mil famílias de Osasco”, destacou.

O evento foi encerrado por uma benção, feita pelo padre Renato, da paróquia São Paulo da Cruz, e pela visita às dependências da nova UBS, feita pelo prefeito Emidio e pelo secretário Gelso, acompanhados pelos presentes.

Outros benefícios

Na sequência, houve um segundo ato, com show da dupla João Bosco e Vinícius, no ponto final do Jardim Veloso, para celebrar mais essa importante conquista da saúde.

No evento, o deputado João Paulo Cunha ressaltou que a parceria entre a Prefeitura de Osasco e o governo federal vem trazendo uma série de benefícios à população da cidade. “Estamos construindo uma cidade cada vez melhor e isso só vai permanecer se continuarmos unidos”, afirmou.

Já prefeito Emidio aproveitou para anunciou outros benefícios para a região. “Já trouxemos muitos benefícios para essa área, como o CEU do Jardim Santo Antônio, que também atende as crianças daqui; as urbanizações do Conjunto Vitória, do Jardim Vicentina e da área BK, no Jardim Veloso; e a escola do Cachoeirinha. E, ainda em meu mandato, vamos construir um novo terminal de ônibus no Veloso, totalmente coberto, e duplicar a avenida João Pissaro, que dá acesso ao Rodoanel”, afirmou.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social) e Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento); o ouvidor Vavá Soares; e os vereadores João Gois, Valdomiro Ventura, Mario Luiz Guide, Eduardão, Nelsinho, Toniolo, Valmir Prascidelli e Cláudio da Locadora.

Saiba mais sobre a unidade

Construída em terreno de 940 m², a nova UBS ocupa uma área de cerca de 370m², onde irá oferecer consultas mediante agendamento com: clínico geral, pediatra, odontologista e ginecologista. Além da área administrativa, dos consultórios (clínico adulto, pediatria, odontologia e ginecologia) e das salas de suporte ao atendimento (coleta, curativos, vacinação e inalação e medicação), a unidade conta ainda com farmácia e mini-auditório.

Check Also

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.