Mais de 100 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Osasco participaram, nos dias 24 e 25 de março, da Capacitação em Atendimento Prático de Emergências Clínicas Cardiológicas, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz. O curso, que contou com simulação de atendimento em bonecos, teve como objetivo qualificar e desenvolver as competências e habilidades dos condutores e técnicos de enfermagem para o enfrentamento das urgências e emergências referentes às complicações cardíacas.
De acordo com Francisco Rodrigues, coordenador geral do Samu, o curso faz parte do Projeto de Capacitação dos Profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel do Ministério da Saúde, que visa a padronização do atendimento em todo país, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação vigente. “Com o treinamento, os profissionais do Samu de Osasco serão preparados para o atendimento pré-hospitalar na área de urgência e emergência, de forma a evitar o agravamento da saúde da vítima. Quando se prepara um funcionário com capacitações, com certeza haverá melhora na qualidade do atendimento”, disse.
Para a enfermeira do Samu responsável pela capacitação, Cintia Cristina Silva Vasconcelos, o treinamento constante dos colaboradores é essencial para garantir a eficácia do atendimento. “O treinamento permitiu garantir o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no SAMU, prestando assim um melhor atendimento aos munícipes de Osasco, vítimas de parada cardiorrespiratória e obstrução de vias áreas por corpo estranho”, detalhou.
Ministrado por enfermeiros do Samu capacitados pelo Hospital Oswaldo Cruz, o curso contempla 16 módulos com temas diferentes, abordados de forma prática e teórica, com carga total de 175 horas.