Entre os meses de setembro e outubro foi realizada nas escolas municipais uma pré-conferênica, prévia da III Conferência Lúdica, que será realizada dia 22 de outubro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, com o tema “Participação de crianças e adolescentes na construção do currículo”.
O objetivo da Conferência é promover a participação das crianças e adolescentes, alunos da rede municipal de educação de Osasco, para contribuírem com a definição do Currículo e do Projeto Eco-Político-Pedagógico das escolas numa perspectiva emancipadora, educando desde a infância para a construção do sentimento de pertencimento e de corresponsabilidade com as ações educacionais, fortalecendo o exercício da cidadania e da democracia participativa.
Durante a pré-conferência, os professores fizeram com os alunos uma leitura de mundo dentro da própria unidade escolar, fazendo as crianças refletirem sobre espaços já vistos e frenquentados por eles, como refeitório e o jardim da EMEF Comandante Antonio Sampaio.
Segundo a professora Selma Cristina Pina Torres, o mais importante dessa leitura de mundo é fazer com que a criança tome consciência do espaço onde ela vive, e levá-la a uma reflexão sobre o papel dela neste espaço. “No momento, estamos pesquisando e investigando como estamos inseridos nesses espaços, pois só se constrói conhecimento a partir do contexto social do aluno”, explicou a professora. “Aqui no jardim, a impressão que tenho é de liberdade, gostaria de ter uma aula sempre aqui ao ar livre”, afirmou Nicolas Alberto Ferreira Muniz, 10 anos.
A aluna Tainah Patrícia dos Santos Oliveira falou de sua impressão dos espaços visitados. “Sinto no jardim uma grande liberdade, mesmo dentro da escola, é um lugar onde gosto de brincar com meus amigos. Aqui agente conversa, faz lição e dá risada”, disse. “Vê-los saindo da sala é maravilhoso! E de tudo que é novo, eles gostam e adoram participar!”, comentou a professora Maria de Fátima Ferreira Rossetti.