O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entregou na tarde de terça-feira, 25 de março, a reforma da Escola Especial Edmundo Campanha Burjato, Jardim Cipava. Na ocasião, a apresentação artística intitulada como “A Dança das Cadeiras”, que envolveu alunos das oficinas e os cadeirantes com deficiências múltiplas, emocionou autoridades municipais, familiares dos alunos e funcionários da unidade de ensino.
Durante a cerimônia o prefeito Emidio destacou que as reformas estão tornando as escolas mais agradáveis e confortáveis para os alunos. “Não estamos preocupados apenas com o ambiente escolar, mas também com a qualidade do serviço oferecido. Nosso objetivo é preparar o futuro de nossas crianças porque o sonho de cada pai é dar uma educação melhor para os filhos, por meio dos uniformes, dos materiais escolares e da valorização dos profissionais”, complementou.
Emidio salientou ainda a importância dos investimentos voltados à acessibilidade, como a implantação de rampas e de banheiros adaptados para que a escola atenda a todos sem nenhuma distinção.
IMPACTO – De acordo com o secretário de obras Waldyr Ribeiro Filho, a atual gestão vem cumprindo o compromisso de fazer intervenções pontuais nos espaços escolares. “Essas obras têm grande impacto para a comunidade escolar, já que temos o compromisso de atender toda a cidade”, disse.
A atual gestão reformou até o momento mais de 90 dos 150 estabelecimentos de ensino da rede. A escola especial por sua vez, passou por uma grande intervenção, que incluiu serviços como reformas das salas de aula já existentes, construção de novas salas, substituição das redes hidráulicas e elétricas e inclusão de rampas de acessibilidade e sanitários adaptados para deficientes, entre outras melhorias. Essa obra vai beneficiar diretamente 420 alunos. “Tudo começou em uma pequena sala e hoje, estamos inaugurando essa obra que já é motivo de orgulho e respeito para toda a comunidade”, disse a diretora da unidade, Claudia Marina.
Para a secretária de Educação, Mazé Favarão, a entrega da reforma da escola especial é mais um reflexo do empenho da administração municipal que assumiu o grande desafio de investir na educação inclusiva. “Até o momento conseguimos promover a inclusão de mais de 600 alunos portadores de deficiências, mas isso só foi possível por meio de um trabalho coletivo que culminou com as reformas e adaptações das unidades da rede municipal, além disso, várias pessoas com deficiência também conquistaram empregos com registros. Ficamos muito felizes com esses avanços”, destacou.
Segundo a professora de Oficina Pedagógica, Helena Braga, os espaço ficou mais adequado para os alunos. “Serviços que estavam com problemas agora estão mais adequados. Agora eles podem continuar os estudos em horários mais apropriados. A escola está muito bonita, gerando um bem estar e melhorando a vida social, não apenas para os alunos, mas também para nós professores”.
Também prestigiaram o evento os secretários João Góis (Serviços Municipais), Jorge Lapas (Governo); Valdir Roque, presidente da CMTO; e a coordenadora do Orçamento Participativo, Alenice Abrantes da Silva.