O Recreio nas Férias, projeto da Secretaria de Educação de Osasco, está em sua 14ª edição e, como sempre, oferece interessantes passeios para alegria e felicidade da garotada que participa. Esse ano, os alunos da Rede Municipal estão aproveitando dois novos passeios, no parque aquático Wet’N’Wild e na Editora Adonis/Parque Ecológico Cid Almeida Franco, na cidade de Americana, além de idas à praia, Parque da Xuxa, Playcenter e SESC, que já fazem parte dos passeios do Recreio.
A ideia de colocar uma gráfica no circuito de passeios surgiu devido ao trabalho desenvolvido no ano passado com literatura, quando as crianças tiveram contato com escritores, cartunistas e ilustradores. Agora, para dar continuidade, elas visitaram uma editora/gráfica para conhecer todo processo de produção de um livro.
A editora Adonis já desenvolve trabalhos pedagógicos com comunidades vizinhas, segundo o escritor Sergio Lowchinovscy, que gentilmente acolhe, junto com os monitores, as crianças quando chegam. “Além de apresentar o trabalho feito aqui, nós nos preocupamos em mostrar como acontece também o processo de criação do escritor, as dificuldades e alegrias em criar uma obra. Depois de conhecerem as máquinas e todo o processo de produção eu converso sobre a minha obra e faço isso com muito prazer”, afirma.
Dentro da gráfica, as crianças fazem um circuito previamente preparado. Os estudantes, que já haviam conhecido, através de um filme, a função de cada equipamento, viram, na prática, como tudo realmente é feito. “Nós gostamos de falar com o escritor. Perguntamos se seus livros são escritos baseados em seus sonhos e ele respondeu que não, porém a sua obra são contos de fadas, foi legal saber também como imprime um livro, como escolhem as cores e que nem sempre é a mesma pessoa que faz os desenhos”, disseram Adriana da Cruz, 10 anos, e Kamila Letícia, de 12, alunos da EMEF Marina Saddi Haidar.
José Valdo, de 9 anos, e Antonio Eduardo, de 11, concordam com as colegas e acrescentam. ”Nós adoramos ver a separação das folhas e ficamos impressionados como podem não errar onde cada uma fica, sem contar a máquina que corta mil folhas de uma vez”, relatam.
Já no parque, além dos animais, quem chamou atenção de todos foi o garotinho Diego Alves, de 8 anos, que deu um show de interpretação sobre como se ler um mapa. Logo na entrada, todos receberam um mapa com a localização de cada grupo ou espécie, olharam, mas logo desistiram, menos ele, que colocou em prática o que, segundo ele, já aprendeu em sala de aula. “Foi muito fácil. No parque tudo tinha placa. E as placas, números. Então, vi exatamente onde nós estávamos. Eu queria muito ver todos os felinos e, principalmente, o leão, aí todos começaram a me seguir”, contou Diego.
Para a Secretária de Educação, Mazé Favarão, incluir a visita a uma editora e oferecer oportunidade às crianças de verem como um livro é produzido é mais uma ação no Projeto Formação de Leitores, em curso desde 2007. “O processo formativo da personalidade e do caráter da criança passa por várias etapas e, no caso da visita à gráfica, todo o nascimento do livro foi apresentado. Certamente, essas crianças serão mais atenciosas e respeitosas com os saberes registrados através da escrita e da imagem”, explica.
No domingo, 29, acontece a festa de encerramento da edição Verão 2012, às 10 horas, no Ginásio de Esportes Prof. José Liberatti, em Presidente Altino.