A Presidência da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO recebeu, no último dia 1º de março, um ofício do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) comunicando a classificação e aprovação de Bruno Lucatto, formado em 2009 no Ensino Médio da Fundação.
No ofício, o setor de vestibular do ITA comunica “a admissão ao ITA/2012 de alunos que concluíram o Ensino Médio e/ou Curso Preparatório nesse estabelecimento de ensino, o que bem demonstra a qualidade do ensino ministrado pelos seus professores”, congratulando todo o corpo docente da FITO.
A aprovação de alunos do Ensino Médio da FITO em instituições de Ensino Superior reconhecidas nacionalmente já é uma tradição. Neste ano, a relação envolve estudantes das unidades 1 e 2 e do próprio Conservatório Musical Villa Lobos, como foi o caso de Max Augusto de Carvalho Santos, que se formou como técnico em Música no Conservatório no ano passado, e no Ensino Médio da FITO, em 2010. Ele passou no vestibular da Unicamp, também para o curso de Música.
Nathália Contini, ex-estudante do Ensino Médio da FITO, que é fanática pelo Pokémon e por várias vezes jogou cosplay (um jogo no qual os jogadores se fantasiam como seus personagens preferidos), assumiu de vez seu gosto por videogamos: prestou vestibular na FATEC para o curso de Jogos Digitais e passou. “Sempre gostei de animes (desenhos animados japoneses) e não vi outra saída a não ser tentar trabalhar com isso através de programação de vídeo games”, comentou a estudante.
Assim como ela, Bruno e Max, muitos outros estudantes da FITO também conseguiram aprovação em instituições renomadas, incluindo os cursos de Moda, Cinema e Design de Interiores da Anhembi-Morumbi; Ciências Biológicas da PUC; Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade na Cásper Líbero e Direito na São Judas, dentre outras.
Tiago Cesar Silva, formado o ano passado como técnico em Gestão Administrativa na Unidade 2 da FITO, passou no vestibular da Cásper Líbero no curso de Audiovisual. Segundo o ex-aluno de Gestão, que em princípio pensava em prestar Direito, o curso e os professores da FITO contribuíram na mudança da escolha do curso, “pois ajudaram a amadurecer essa escolha, também por meio de disciplinas como Marketing e Planejamento, por exemplo”.
Para o Diretor Geral de Ensino da FITO, Eduardo Sakai, não é de hoje que estudantes da Fundação passam em vestibulares de grandes e boas faculdades ou universidades. “Procuramos preparar nossos alunos para a vida profissional futura, mas nosso principal objetivo é desenvolver nesses estudantes valores referentes à cidadania, valores estes que os preparam, principalmente, para serem transformadores da sociedade”.
Segundo Sakai, a proposta de ensino da FITO pode ser considerada tradicional, mas com a crença no poder de cátedra do professor, “que tem toda a liberdade no preparo do conteúdo de suas disciplinas, trabalhando sempre com os instrumentos que as novas tecnologias de educação e comunicação proporcionam”. Outras característica básica da filosofia da FITO explicada pelo seu Diretor Geral de Ensino é a parceria constante do trabalho solidário, sistemático e consistente da escola com a família na tarefa de educar os estudantes.