Livro “Realizações e Perspectivas 2 – Uma cidade cada dia melhor” faz um balanço do trabalho realizado no setor durante os últimos anos
A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Osasco promoveu na noite de quinta-feira, dia 20 de dezembro, o lançamento do livro “Realizações e Perspectivas 2 – Uma cidade cada dia melhor”, publicação que reúne as principais obras e projetos desenvolvidos no setor durante os últimos anos.
O lançamento, realizado no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, foi aberto com a apresentação de um vídeo trazendo depoimentos dos principais envolvidos nessas ações, incluindo beneficiários dos programas habitacionais.
Na sequência, o secretário Sergio Gonçalves fez um discurso emocionado sobre os trabalhos realizados nesse período. Ele iniciou rendendo uma série de agradecimentos. “Agradeço minha família e os familiares de todos os funcionários da Habitação. Agradeço também toda gestão do governo Emidio de Souza, pois esse foi um trabalho de todo o governo. Agradeço também à Câmara Municipal, por ter votado sempre de forma rápida todos os nossos projetos; e ainda ao governo federal, associação de construtores, conselheiros da Habitação e o movimento popular. Todos os citados aqui contribuíram para um ciclo de oito anos que chega ao fim com um grande legado”, afirmou.
Gonçalves citou ainda alguns números atingidos nesse período, como 15 mil famílias beneficiadas com regularização fundiária e 4 mil unidades habitacionais construídas, como parte do projeto de urbanização das maiores favelas da cidade. “Mas, muito além desses números, é importante destacar a democraticação de todo esse processo. As pessoas foram ouvidas. Houve também todo um trabalho social. As pessoas foram capacitadas como pedreiros, carpinteiros, marceneiros, cozinheiras e ajudantes, para trabalharem nas próprias obras, contratadas pela empreiteira, ajudando a construir suas casas”, enumerou, lembrando que os avanços foram além. “Hoje, temos um dos melhores projetos de georreferenciamento do País, mas quando assumimos, a secretaria tinha apenas 1 computador. Não havia um projeto desenvolvido. Tanto que, no primeiro ano de gestão, optamos por investir os R$10 milhões de orçamento da pasta no desenvolvimento de projetos, que foram aprovados pelo governo federal e deram origem a todo esse programa de urbanização e regularização fundiária”.
O prefeito eleito de Osasco, Jorge Lapas, também esteve no evento e lembrou que, na manhã do mesmo dia, havia anunciado a permanência de Gonçalves em seu secretariado, para a gestão 2013-2016. “Vimos uma verdadeira revolução na área da habitação. Esse trabalho tem que continuar e a garantia disso é a manutenção dessa equipe”, disse.
O lançamento foi encerrado com as palavras do prefeito Emidio de Souza, cujo mandato se encerra no dia 31 de dezembro. “Os projetos desenvolvidos pela Habitação nos dão muito orgulho. Tanto que o próprio governo federal sempre reconheceu as ações de Osasco as mais rápidas e também as melhores sucedidas de todo o Brasil. Temos que destacar ainda que foram projetos habitacionais ligados a ações de geração de renda e de qualificação, garantindo às pessoas não só moradia, mas a chance de ver a vida com outras perspectivas”, afirmou.
Também prestigiaram o evento a secretária de Administração, Cristiane Dutra; a coordenadora de Relações Internacionais, Gleides Sodré; o secretário-adjunto de Habitação, Álvaro Mello; a vereadora eleita Karen Gaspar e representantes do movimento habitacional.