Evento fez parte de uma extensa programação da SAPS e da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial para comemorar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março
Nesta quinta-feira, dia 4, a Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS), comemorou o 4º aniversário do Centro de Referência da Mulher “Márcia Ribeiro”, criado pela administração Emidio de Souza com o objetivo de otimizar o atendimento à mulher vítima de violência. Realizado no auditório da SAPS, o evento faz parte de uma extensa programação que ocorrerá durante todo o mês de março, alusiva ao dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A festa contou com apresentação do Teatro dos Oprimidos, teatro fórum que leva os presentes a participarem do tema discutido e de danças. As atividades culturais foram apresentadas pela arte-educadora Ana Borboleta. No cerimonial esteve a assessora da SAPS, Maria Isabel Panaro.
Durante o evento, a equipe de coordenadores do Centro de Referência apresentou um balanço das atividades desde 2006, apresentando os números de atendimentos e também as metas para o ano de 2010. O Centro de Referência da Mulher desenvolve suas funções com base em três eixos de atuação: Prevenção (Ações socioeducativas descentralizadas); Atendimento (individual e em grupo); e Articulação da Rede Social do Município. O objetivo principal do Centro de Referência da Mulher é prestar acolhimento e atendimento psicossocial, orientação e conscientização da mulher sobre os seus direitos na sociedade.
Além da titular da SAPS, Gilma Rossafa, a comemoração contou com as presenças dos vereadores Osvaldo Verginio, presidente da Câmara Municipal; e Aluisio Pinheiro, líder do prefeito; Aldo Rocha, da Coordenadoria de Relações Internacionais; e Sônia Rainho, titular da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial. Todos eles destacaram a importância do Centro de Referência da Mulher e da comemoração do Dia Internacional da Mulher, enfatizando sempre a luta da mulher pelos seus direitos.
“Devemos comemorar com muita alegria este dia que lembra os quatro anos de existência deste importante Centro de Referência da Mulher que temos em Osasco”, disse Sônia Rainho, que enfatizou também as demais atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, com destaque para a Marcha Mundial das Mulheres, que contará com a participação de mais de 3 mil mulheres de 19 estados brasileiros e também do exterior. Esta marcha terá inicio no dia 8 na cidade de Campinas e chegará a Osasco no dia 17 de março. Neste dia, acontecerão diversas atividades em Osasco e, no dia 18, as mulheres seguirão para a Capital, onde a marcha será encerrada na Praça Charles Muller, em frente ao Estádio Municipal do Pacaembu.
Após agradecer às autoridades presentes, Gilma Rossafa disse que as mulheres de Osasco já conquistaram importantes avanços em seus direitos, mas, destacou, no entanto, que a luta tem que continuar. “Hoje, estamos aqui para um momento de confraternização para comemorarmos mais um ano deste Centro de Referência, porém, os desafios ainda são grandes e todas as mulheres, com apoio dos homens, devem continuar nessa luta pelos seus direitos sociais. Mas, como temos a capacidade de amar, podemos transformar a sociedade sempre para melhor”, afirmou Gilma.
O evento contou também com a presença da jornalista Emilia Cordeiro, diretora do Departamento de Comunicação Social, e dos familiares de Márcia Ribeiro. Durante o evento, a secretária Gilma homenageou a filha de Márcia Ribeiro, Karina, entregando-lhe flores. Foram também homenageadas a jornalista Emilia Cordeiro, Sonia Rainho e a secretária Gilma Rossafa.