Projeto Biodiesel Osasco coleta 100 mil litros de óleo de cozinha usados

Implantado em 2008 pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, sob a coordenação do secretário Carlos Marx Alves, o projeto Biodiesel Osasco acaba de bater a marca de coleta de 100 mil litros de óleo de cozinha usados, impedindo, assim, a contaminação de rios, córregos e do aterro sanitário por meio do descarte incorreto do fluido em pias, sacolas e vasos sanitários.

Captados em mais de 800 pontos de coleta na cidade, os 100 mil litros de óleo de cozinha foram encaminhados para a produção de biodiesel na usina da Cooperativa Remodela, localizada em Campinas.

Por meio do projeto Biodiesel Osasco, o óleo de cozinha coletado é transformado em biodiesel, deixando de poluir o meio ambiente, além de contribuir com o desenvolvimento do Brasil no que se refere à produção de biocombustíveis, um combustível mais limpo ambientalmente, com menor emissão de poluentes.

De acordo com o secretário Carlos Marx Alves, o objetivo do projeto é disseminar a responsabilidade de cada cidadão, de modo que todos entendam a importância de suas ações individuais para reverter o processo de degradação ambiental. “Aos poucos estamos chegando a grandes resultados e temos a convicção de que este projeto, somado a todas as ações globais a favor do meio ambiente, trará impactos positivos ao planeta”, afirma.

Desde a implantação do projeto, a cidade de Osasco conta com uma equipe de palestrantes, coletores e gestores que se uniram com o objetivo de conscientizar a população sobre a degradação ambiental causada pelas ações sem planejamento do homem, como a grande poluição dos recursos hídricos, solo e ar, e também sobre as formas de se combater esse problema, incluindo o projeto Biodiesel.

Para estimular a participação da sociedade na campanha, a secretaria também oferece 10 litros de água sanitária ou de detergente, ou ainda 5 litros de óleo de cozinha novo, a cada doação de 50 litros de óleo de cozinha usado.

Dentre os 813 pontos de coleta na cidade estão os instalados em empresas parcerias, como o Osasco Plaza Shopping, Indústrias Anhambi, Hotel Vollare, Belgo Bekaaert e Supermercado Sena.

Em 2010, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares também contribuíram com o projeto por meio da “GinKana Interescolar do Projeto Biodiesel”. Entre o 1º e 2º semestre, período em que foram realizadas as gincanas, foram coletados mais de 11 mil litros de óleo. Atualmente, a média mensal, considerando todos os pontos de coleta (escolas, restaurantes, empresas privadas etc) é de aproximadamente 5 mil litros.

Voluntários interessados em participar do projeto, estudantes e a sociedade em geral podem obter informações pelo telefone 3652 9041, pelo e-mail sema@osasco.sp.gov.br, ou ainda pelo site www.osasco.sp.gov.br/bio.

Check Also

Pastelarias aderem ao Projeto Biodiesel Osasco

O projeto “Biodiesel Osasco”, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Osasco, tem recebido …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.