Projeto Aprendiz forma mais 2 turmas na área de Comércio e Serviços em Osasco

Na noite da última terça-feira, 2 de fevereiro, foi realizado no Centro Público de Economia Popular e Solidária de Osasco, a formatura dos 26 alunos das turmas 3 e 4 do Projeto Aprendiz. A atividade experimental voltada à formação profissional para o primeiro emprego é direcionada às áreas de Práticas Administrativas, Recepção e Atendimento ao Cliente. Na ocasião, também houve a formalização da contratação de alguns jovens por empresas da cidade.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) de Osasco, o projeto é realizado em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Gerência Regional do Ministério do Trabalho e a Associação Comercial de Osasco (ACEO). Para a formação dos alunos, a parceria envolve ainda o Centro Paula Souza, além das empresas que empregam os jovens.

Com base na Lei da Aprendizagem, ele atua na formação e qualificação de pessoas de 16 a 23 anos, inseridas no mercado de trabalho.

Para a formanda Viviane Aparecida Pinatti, o projeto ajuda os jovens na busca do primeiro emprego. “Sem o projeto seria muito difícil uma colocação no mercado de trabalho, porque muitos empresários não querem empregar pessoas sem experiência”, disse.

Durante o evento, Giseli Mendonça de Novais, coordenadora de Recursos Humanos da empresa Noruega Indústria e Comércio de Malhas LTDA, uma das parceiras do Projeto Aprendiz, destacou a importância do programa. “Foi uma experiência satisfatória e já decidimos buscar novos aprendizes”.

PARCERIA DE SUCESSO – Presente a formatura, a professora do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, salientou que a cerimônia coroa uma parceria de sucesso. “Esse trabalho faz valer nossos esforços. Acredito que os estudos fortalecem os jovens para o exercício da cidadania”. O gerente regional da Secretaria do Trabalho e Emprego, Ronaldo Freixeda, por sua vez, lembrou que logo que a lei foi regulamentada, muitos empresários tiveram que ser convocados à participação e hoje, depois dos resultados positivos, essas mesmas empresas procuram os aprendizes. “Isso, se deve à eficiência e competência do jovem aprendiz”, acrescentou.

Para o presidente da CMDCA, Antônio Dantas, o projeto é um exemplo de que, por meio de política públicas, é possível dar oportunidades aos jovens. “A formação aliada à experiência profissional significa um ganho muito grande para os jovens atendidos”.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, André Menezes, afirmou que a parceria será mantida . “O projeto atua diretamente no auxilio do aprendizado, qualificação e geração de emprego e renda”.

A secretária Dulce Helena, por sua vez, destacou que Osasco vem investindo em políticas públicas de inclusão para a qualificação profissional. “É importante que vocês cobrem e confiem no poder público. Esse é o início do pé-na-estrada, por isso, nunca se esqueçam que é fundamental a continuidade do ensino formal”, concluiu, dirigindo-se aos jovens.

Também prestigiou o evento o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Juracy Dalle Luca.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.