Episódio sobre ação municipal faz parte da série Prefeitos do Brasil, realizada pelo Sabrae e veiculada pela emissora. Próximas apresentações serão nos dias 5, 11 e 16 de fevereiro
Osasco mais uma vez é destaque positivo na televisão. A TV Cultura está exibindo a série “Prefeitos do Brasil”, realizada pelo Sebrae e que destaca idéias inovadoras de gestão e administração pública dos prefeitos ganhadores do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. E um de seus episódios, sobre “Formalização”, mostra as ações realizadas pela prefeitura de Osasco nesse setor.
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, foi o vencedor das etapas estadual e nacional do prêmio, na categoria “Formalização de Empresas”, em reconhecimento às ações de apoio aos pequenos negócios e ao incentivo à cultura empreendedora em sua administração
E as ações municipais, nesse setor, são o destaque do episódio sobre a cidade que compõe a série. Cada programa apresenta pequenos vídeos documentários, com duração de 3 minutos, gravados em 10 cidades brasileiras, do norte ao sul do país. Eles incluem depoimentos e medidas das prefeituras capazes de mudar a realidade local, como a redução de impostos, o investimento em infra-estrutura e o incentivo à micro e pequenas empresas através da desburocratização dos processos.
No caso de Osasco, as principais medidas foram a criação de um novo Código Tributário, com redução de alíquotas do ISS que beneficiaram 14 mil empresas, e a redução do tempo de abertura de novas empresas. Antes, para abrir um novo negócio na cidade, o empresário levava, em média, 150 dias. Hoje, a licença provisória sai na hora e a definitiva em menos de 10 dias.
Ao final de cada documentário da série, há uma entrevista com o representante do Sebrae, que esclarece outros pontos importantes de cada projeto. No caso de Osasco, os comentários são de Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional.
O episódio já foi apresentado nos dias 19 e 21 de janeiro e 2 de fevereiro. E será reapresentado nos dias 5, 11 e 16 deste mês, na TV Cultura e demais TVs Educativas do País.