Na semana que antecede o carnaval, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, realiza diversas ações de prevenção à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e divulgação de informações sobre a prática sexual segura.
No dia 15 de fevereiro, das 18h às 20h, haverá atividades de prevenção com orientação, distribuição de preservativos e de materiais informativos nas portas de algumas universidades de Osasco pelos agentes de prevenção. Já no dia 17, das 9h às 11h, também haverá atividades nas rodoviárias e nas estações de trem de Osasco e Km 18. No mesmo dia, das 9h às 16h, haverá, no Calçadão da rua Antonio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping, uma tenda onde as equipes do Programa atuarão orientando e distribuindo materiais informativos e preservativos. Simultaneamente, haverá uma festa de carnaval, cujo foco principal é a prevenção das DSTs, que acontecerá em frete ao Centro de Atenção ao Idoso Padre Rafael Busatto, localizado na rua José Pedro Filho, 33, Km 18.
Mirtes Aparecida Fabricanti Fernandes, médica e diretora do Departamento de Saúde Pública de Osasco, enfatiza que a prevenção deve ser feita o ano inteiro. “O carnaval é uma época de alegria, mas sempre com responsabilidade. A prevenção deve ser feita ao longo do ano”, ressaltou a médica.
Mensalmente, são distribuídos cerca de 250 mil preservativos nas Unidades Básicas de Saúde e no SAE-Infectologia de Osasco. A previsão é que sejam distribuídos mais de 50 mil preservativos neste período festivo no município.
O SAE-Infectologia de Osasco funciona na Policlínica Zona Sul (Rua da Saudade, 100 – Bela Vista), de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas, e realiza consultas gratuitas em casos de suspeita de DST, sem necessidade de marcação de consulta. As consultas para tratamento de HIV, Hepatites e outras doenças infecciosas crônicas são agendadas. Neste serviço, também está disponível o teste rápido de HIV, que possibilita o resultado em até 30 minutos.