Comitiva de cidades fluminenses veio conhecer os projetos que levaram Osasco a receber o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, etapas estadual e nacional
Nesta quarta-feira,5, uma comitiva com representantes de 4 prefeituras fluminenses – Niterói, Rio das Ostras, Piraí e Quissamã, todas vencedoras do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae em diferentes categorias, esteve em Osasco. O grupo foi recebido pelo secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Antônio Jardim, para uma visita que serviu como oportunidade de troca de experiências a respeito dos projetos premiados. Osasco foi contemplada pelo Sebrae nas etapas estadual e nacional, em reconhecimento a projetos do governo Emidio de Souza votados à formalização de empresas e à desburocratização.
Na primeira atividade da visita, a comitiva foi recebida pelo Secretário de Governo, Jorge Lapas. Na reunião, que também contou com o a presença de representantes dos Sebrae SP e RJ, os secretários de Governo e de Indústria e Comércio falaram sobre os projetos de Osasco. Entre eles, destacaram o Operação Trabalho, no qual os uniformes escolares dos alunos da rede municipal são confeccionados por costureiras da cidade, beneficiárias do Bolsa Família.
Também mereceu destaque o projeto Sabor e Qualidade, que oferece orientações sobre higiene e manipulação de alimentos, formulação de preço, marketing e comportamento empreendedor, para trabalhadores que vendem cachorro-quente no Centro da cidade. Outros temas foram a criação do Fórum de Desenvolvimento Sustentado e a reforma tributária que reduziu a alíquota de 81 atividades comerciais e dobrou a arrecadação de ISS no município.
Os secretários falaram ainda do desenvolvimento da cidade, do crescimento das atividades comerciais, dos pontos onde se concentram as indústrias e dos atributos logísticos que ajudam a atrair empresas para Osasco. Outro ponto abordado foi a revitalização da região do Bonfim, que será integrada ao Centro.
A comitiva das prefeituras fluminenses também visitou o Osasco Legal, a Incubadora Pública de Empreendimentos Populares, a Oficina Escola e o Portal do Trabalhador, unidade Centro.