A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), lançou um importante projeto na manhã de sexta-feira, dia 4. Trata-se do “Cidadania Verde”, ação que, em parceria com a Edmac (Empreendedores Defensores do Meio Ambiente e da Cidadania) pretende colaborar com o projeto de coleta seletiva dos resíduos sólidos na cidade, por meio da Educação Ambiental. O projeto tem apoio financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
A coleta seletiva é o recolhimento diferenciado de materiais recicláveis que serão levados às centrais de triagem e, depois encaminhados para serem reciclados. Atualmente, em Osasco, existem 2 centrais de triagem, onde funcionam as Cooperativas de catadores formadas a partir da orientação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI): a Coopernatuz e a Coopermundi.
Além da SEMA e da SDTI, outras secretarias então envolvidas no projeto, como é o caso da Educação. Para a secretária da pasta, Mazé Favarão, a participação nesse programa é fundamental. “Hoje a questão ambiental é imperativa, e passou a ser uma demanda do conjunto da humanidade. Por força das circunstâncias bastante prementes, devemos ser modelos do que fazer pelo meio ambiente”.
O “Cidadania Verde” é um dos “braços” do Programa Osasco Recicla, lançado recentemente pela Prefeitura de Osasco. De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental da SEMA, Claudete Michelassi, seu plano de trabalho consiste em levar aos bairros, sob forma de palestras, oficinas e distribuição de cartilhas, noções sobre preservação de recursos naturais e importância da reciclagem do lixo. “Uma vez informada, a população funciona como agente multiplicador de idéias. Nossa intenção é atingir 100% da cidade”. Serão 3 palestras por bairro, cujos temas são “O que é Meio Ambiente”, “A problemática do lixo” e “Gestão compartilhada dos resíduos sólidos”. Os primeiros bairros contemplados serão o Jd. Piratininga e a Vila Osasco, que receberão os agentes palestrantes já no dia 12.
Para o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, a implantação da coleta seletiva, feita pela administração pública, é a vitória de uma luta iniciada há 20 anos. “Quando lançamos a idéia de coleta seletiva em Osasco, há anos, éramos poucos os ambientalistas. Hoje, essa é uma questão global. Nesse tempo todo vimos que a consciência ambiental cresceu muito e hoje, mais do que nunca, são os educadores que darão sustentação a esse projeto. Temos que envolver milhares de pessoas nesse projeto para que consigamos, num prazo de dois anos, atingir toda a cidade”.
Marx também falou do apoio que vem recebendo da administração, que não mede esforços para viabilizar a implantação de projetos em sua secretaria. “Temos tido total apoio nas realizações da Secretaria de Meio Ambiente. Hoje, comemoramos o lançamento do Projeto “Cidadania Verde”, como forma de colaborar com o Osasco Recicla. Nossas ações têm tido sucesso porque temos um governo atento para as questões ambientais”, completou.
Acompanharam o lançamento do projeto, o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Antonio Jardim, que, segundo Marx, também têm sido um importante aliado de sua pasta; os presidentes da Coopernatuz e da Coopermundi; e o presidente da Edmac, José Raimundo Santana de Matos.