Implementação de ciclofaixa e canalização de córrego integram o pacote de obras. Inauguração contou, ainda, com show da dupla Bruno e Marrone.
A noite de sábado, dia 28 de novembro, ficará marcada na história da cidade. Com a presença de cerca de 20 mil pessoas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, inaugurou a 1ª etapa da duplicação da avenida Visconde de Nova Granada, que contou com um show gratuito da dupla sertaneja Bruno e Marrone.
A obra, que envolveu também a canalização de 700 metros do córrego João Alves e a implementação de mais de 3 mil metros de ciclofaixa – que ligará a Vila Yolanda à estação de trem Comandante Sampaio –, é uma das mais importantes do setor viário de Osasco. Em parceria com o Ministério das Cidades, que liberou R$11.505.000,00, com contrapartida de mais de R$3.000.000,00 da Prefeitura, foram recapeados 800 metros de vias com três faixas de 3,5 metros cada; construídos 1.600 metros de guias e sarjetas; 2.300 metros de faixa de sinalização com 4 praças semafóricas; instalados 46 postes de iluminação; além de passeio público e canteiro central. Foram plantados também 10 mil m2 de grama, 250 unidades de árvores e cerca de 12 mil mudas de arbustos floríferas, melhorando a qualidade do ar, beneficiando os moradores dos bairros do entorno, e proporcionando a recuperação e preservação do meio ambiente.
A cerimônia oficial de inauguração contou com a presença de diversas autoridades. O secretário de Obras e Transporte, Waldyr Ribeiro Filho, apresentou os dados referentes aos investimentos feitos no local e falou sobre o benefício que a obra irá trazer para cidade. “Esta obra completa e embeleza a cidade, trazendo mais segurança para a população. Ela estava prevista no Plano Diretor da cidade desde a década de 70, mas só a administração do prefeito Emidio, uma administração ousada e voltada para o futuro, teve coragem de fazer”, afirmou.
Muito animado, o prefeito Emidio de Souza encerrou a cerimônia falando sobre a alegria de estar entregando mais uma obra que transformará a vida da cidade. “Osasco é uma cidade que dá cada dia mais orgulho para a sua população. Antes, tínhamos aqui trânsito e esgoto. Hoje temos uma avenida moderna, que será a principal ligação com o extremo sul da cidade, marcando época em nossa vida”. Ele anunciou ainda o início da 2ª etapa da obra para o início do ano que vem. “Nada do que é feito em Osasco é feito pela metade. Hoje estamos aqui comemorando mais essa realização e, em seguida, já vamos para a segunda parte”. E finalizou: “Toda conquista na vida tem que ser celebrada e estamos aqui hoje para comemorar mais essa conquista de nossa cidade”.
Também estiveram presentes ao evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Abreu; o vice-prefeito e presidente da FITO, Dr. Faisal Cury; os secretários Jorge Lapas (Governo), Luciano Jurcovichi (Chefe de Gabinete), Gelso de Lima (Saúde), Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Fernando Montini (Serviços Municipais), e a diretora de Comunicação Social, Emília Cordeiro; Dr. José Amando Mota, presidente do Instituto de Previdência do Município de Osasco; Antonio Jardim, representando o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Juracy Dalle Lucca; Márcia Fernandes, representando a secretária de Educação, professora Mazé Favarão; o deputado estadual Marcos Martins; o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Verginio; os vereadores João Góis, Mário Luiz Guide, Valmir Prascidelli, Rogério Lins, Aluísio Pinheiro, Toniolo, Fumio Miazaki, Eduardão, Rubinho, Josias da Juco e Cláudio da Locadora; Abelardo Monteiro, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal em Osasco; os engenheiros responsáveis pela obra, Daivid Lopes e Marcus Vinícius Faria, do Consórcio Via Nova Osasco; Wilson Miranda, representando a FESABO; entre outras autoridades.