Prefeitura de Osasco recebe do Bradesco doação de 200 softwares para uso de mouses virtuais

A Prefeitura de Osasco recebeu no dia 1º de dezembro, técnicos de acessibilidade do Bradesco – BDN, no Espaço Cultural Grande Otelo, para apresentação do “Mouse Visual Bradesco” a servidores da rede municipal de Educação.

O software substitui o tradicional mouse de mesa, facilitando o uso do computador por pessoas portadoras de necessidades especiais, que podem fazer os comandos por meio da gesticulação da cabeça e boca.

Em fevereiro desse ano, durante o 3º Seminário do Projeto Osasco 50 anos, o Bradesco já havia feito a doação de 200 softwares e 50 webcam para a Prefeitura, visando ampliar a inclusão social na rede de ensino.

O sistema pode ser implantado em qualquer computador. Por meio dele, o teclado tradicional também é substituído por um teclado visual, “na tela”, com versão infantil.

Agora, com o treinamento dos servidores, o sistema será implantado nas escolas municipais, para alunos e servidores com mobilidade reduzida.

Aristeu Mussi, assessor da Secretaria de Governo, também fez uma exposição sobre a nova tecnologia e seu uso na administração municipal. “No momento, será disponível para Secretaria de Educação. Mas queremos ampliar para todas as repartições públicas. Onde houver funcionários com dificuldade de acessar um computador devido ao movimento do mouse, vamos disponibilizar esse novo formato”, disse.

A secretária de Educação, professora Mazé Favarão, também fez uso da palavra. “A questão de inclusão não é uma questão humanitária na perspectiva de serviço público. Sem esse tipo de investimento, essas pessoas não teriam autonomia para expressar seus compromissos sozinhos e precisariam da ajuda de outras pessoas. Por isso, devemos investir e quebrar essas barreiras”, frisou.

Em seguida, a diretora de Acessibilidade do Bradesco – BDN, Elenice de Sousa Oliveira Alves, e o gerente de Acessibilidade do Bradesco – BDN, Wellington Rodrigues, ministraram palestras sobre as novas tecnologias que a rede Bradesco desenvolve no campo de acessibilidade para atender os clientes portadores de necessidades especiais e falando como elas poderão ser utilizadas junto aos alunos da rede. O grupo também conheceu um novo sistema que permite a operação por deficientes visuais.

Check Also

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.