Prefeitura de Osasco realiza workshop sobre animais silvestres para entidades civis e militares

Nos dias 13 e 14 de março, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu o 1º workshop sobre Legislação e Manejo de Animais Silvestres, evento voltado a militares e civis. Com o objetivo de promover uma maior integração entre os serviços públicos das diversas esferas do governo, o workshop contou com participação de órgãos como o IBAMA e o Instituto Butantã.

Cerca de 100 pessoas participaram, entre profissionais da Polícia Militar Ambiental, Delegacia de Meio Ambiente, Bombeiros, Polícia do Exército, Guarda Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar. Palestras educativas abordaram temas como o papel e atribuições do CCZ de Osasco; o uso de raticidas: manejo e restrições; animais silvestres em residências: causas e consequências; legislação e manejo de animais silvestres; biologia e manejo em silvestres. Além disso, os presentes contaram com aula prática de manejo com serpentes perigosas.

De acordo com Fábio de Souza Cardoso, biólogo e coordenador do CCZ de Osasco, este workshop, além de promover a integração entre os órgãos, possibilita aos agentes ter conhecimento técnico-científico sobre o tema. “Com esta integração os serviços prestados melhoram muito. Os agentes passam a atuar com um alto nível de conhecimento sobre o assunto o que possibilita atender com segurança as demandas da nossa cidade, seja ela por denúncias de maus tratos, tráfego de animais silvestres e exóticos ou até mesmo vistoria técnica”, disse.

Vicent Kurt Lo, biólogo ambiental do IBAMA, parabenizou a Secretaria de Saúde de Osasco pela iniciativa e destacou a importância do curso para estas entidades. “Discutir sobre questões ambientais, tráfego e animais silvestres e domesticados é essencial, já que assuntos como estes geram problemas de saúde pública, como transmissão de doenças ao homem”. Ele também ressaltou que as pessoas não devem ter animais silvestres em casa.

Segundo o Inspetor Raimundo Pereira Neto, da Guarda Civil Municipal de Osasco, é muito bom conhecer o trabalho do CCZ de Osasco e aprender a lidar com animais silvestres. “Em nosso dia a dia, nos deparamos frequentemente com situações na rua de animais soltos, agressivos e a partir de agora sabemos quais são as melhores ações a serem tomadas. Com o curso, nos tornamos facilitadores, transmitindo o que foi aprendido para outros guardas da instituição”, destacou.

Todos os participantes receberam certificado após o término do workshop.

Check Also

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.