Neste sábado, dia 28 de agosto, a Secretaria de Saúde de Osasco promove o mutirão de coleta de Papanicolau em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 13h. O objetivo é detectar e combater o câncer de colo de útero, além de captar mulheres que não fazem o exame periodicamente.
O mutirão atenderá mulheres entre 25 a 59 anos que nunca fizeram papanicolau, ou ainda, que o fizeram há mais de 2 anos. Após a coleta será agendado o retorno da paciente. O resultado do exame será disponibilizado em no máximo 15 dias.
Papanicolau é o exame que previne o câncer de colo uterino, devendo ser realizado pelo menos uma vez por ano em todas as mulheres com vida sexualmente ativa. Se o resultado do exame for negativo por dois anos consecutivos, a mulher pode fazê-lo de dois em dois anos.
Câncer do colo do útero
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, sendo responsável pelo óbito de, aproximadamente, 230 mil mulheres por ano.
O número de casos novos de câncer do colo do útero esperado para o Brasil no ano de 2010 será de 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres. Sua incidência é cerca de duas vezes maior em países menos desenvolvidos quando comparada aos países mais desenvolvidos.
A incidência de câncer do colo do útero evidencia-se na faixa etária de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente até atingir seu pico, geralmente na faixa etária de 45 a 49 anos. Ao mesmo tempo, com exceção do câncer de pele, é o câncer que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente.
A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Saúde de Osasco