Composto de quatro palestras, evento teve como objetivo dar orientações técnicas a todos os funcionários que trabalham com merenda escolar no município
Oferecer alimentos de qualidade e evitar qualquer tipo de contaminação, provocada pela merenda escolar em Osasco. Este é o objetivo do treinamento de “Capacitação de Manipuladores de Alimentos”, promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Merenda Escolar, órgão vinculado à SICA (Secretaria da Indústria, Comércio e Abastecimento). Composto de quatro palestras, o treinamento tem como público alvo todas as merendeiras e demais funcionários que trabalham com a manipulação de alimentos em todas as escolas municipais, estaduais e creches do município. O evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, no auditório do Fundo Social de Solidariedade.
Conforme informou Elizandra Paes de Lima, diretora do Departamento de Merenda Escolar, essa capacitação é realizada duas vezes por ano. “O objetivo principal é atingir a todos os funcionários do departamento, visando passar informações gerais sobre manipulação de alimentos, desde o recebimento do produto, passando pela qualidade do mesmo, até o consumo nas escolas. Hoje, os produtos são entregues diretamente nas escolas, porém, os caminhões passam antes no Departamento de Merenda Escolar para a inspeção, quando são observados os rótulos, a temperatura e as embalagens, dentre outros itens de qualidade”, disse Elizandra.
Durante as palestras, os funcionários recebem informações técnicas de como eles devem manipular, armazenar e servir um produto, bem como constatar problemas de contaminação nos alimentos. Essas contaminações podem ser de natureza química (presença de agrotóxicos, raticidas e detergentes); física (presença de corpos estranhos, como pedaços de vidro, metal, madeira e pedra, dentre outros objetos); e microbiológica (presença de micróbios como bactérias, fungos e vírus). Além do curso de capacitação, as nutricionistas do Departamento de Merenda passam, diariamente, nas escolas para fazerem a supervisão sobre a qualidade e as condições de armazenamento dos produtos.
Palestras
Neste ano, o treinamento de capacitação foi ampliado com novos temas abordados por especialistas, como segurança, vigilância sanitária, responsabilidade social e a manipulação propriamente dita. Nestes dois dias, as quatro palestras foram proferidas de manhã e à tarde para um público total em torno de 800 pessoas. No final, todos os participantes concorreram a prêmios como microondas, jogos de panela, ferros elétricos, dentre outros, oferecidos por patrocinadores, como também a cursos de manipulação de alimentos oferecidos pela SESI de Osasco. Dentre os presentes, o evento contou com a participação de David Vieira, diretor do SESI. Estes foram os temas abordados:
– Segurança no Ambiente da Cozinha, pelo sargento Francisco Venerá, pelo cabo Luiz Henrique, e pelo soldado Espina, do Corpo de Bombeiros.
– Critérios Sanitários na Fiscalização, por Eduardo Alves, nutricionista do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.
– Responsabilidade Social: coleta seletiva, biodiesel e uso racional da água, por Elza Maria e Silzeni Lopes, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
– Capacitação para Manipuladores de Alimentos, tema abordado pelas nutricionistas Patrícia Panaro, Carla Salzano Milani e Márcia Braz Heigasi, do Departamento de Merenda Escolar.