Diretoras de creche participaram de atividade, na manhã desta sexta-feira, e receberam material informativo sobre a doença, além de serem orientadas a identificar crianças que apresentem sintomas
A Secretaria de Saúde a Prefeitura de Osasco está orientando os profissionais da rede municipal de ensino sobre a Gripe A. O trabalho foi iniciado nesta sexta-feira, dia 17 de julho, com uma palestra de orientação a diretoras das 43 creches da rede, que permanecem funcionando durante o mês de julho.
A Diretoria de Saúde Pública da secretaria, Mirtes Fernandes, ministrou palestra, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, detalhando os principais sintomas da gripe A e os cuidados que devem ser tomados caso algum aluno apresente sinais da doença.
Elas também receberam um material informativo sobre a gripe A, trazendo, além dos sintomas mais comuns, as formas de evitar a doença. Agora, as diretoras vão levar esses dados e orientações aos demais funcionários das creches.
Esse trabalho informativo será estendido aos demais profissionais da rede, com o objetivo de bloquear a cadeia de transmissão da doença já na volta às aulas. Os folhetos também serão distribuídos a todas as escolas particulares da cidade.
A orientação de profissionais da rede ensino foi uma das medidas anunciadas pelo prefeito de Osasco, Emidio de Souza, em entrevista coletiva na quinta-feira, dia 16 de julho, para combater a doença na cidade. Esse trabalho inclui ainda a disponibilização de um telefone 0800, com ligação gratuita, para esclarecer as dúvidas da população sobre a doença; o envio de ligações, com mensagens eletrônicas, aos 170 mil domicílios da cidade, também com orientações sobre a gripe A; a reserva de 12 leitos, no Hospital Central, para atendimento exclusivo dos casos; e uma parceria com o Exército para montagem de tendas, a partir da próxima semana, no Hospital Central e Pronto-Socorros do Jardim Santo Antônio e Helena Maria para triagem inicial dos casos.