O prefeito de Osasco Emidio de Souza assinou, na tarde de sexta-feira, 25 de abril, o decreto que insere a semana de aniversário do Jardim Piratininga no calendário oficial da cidade. A cerimônia aconteceu em seu gabinete.
O bairro, fundado em 1929, vinha comemorando sua criação de forma independente. Grupos de moradores organizavam pequenas festas, sem integração entre as comunidades. Para o morador Cássio Adriano Moreira, a assinatura do decreto vai mudar a cara do bairro. “Os eventos sempre foram isolados. A iniciativa é louvável e acredito que isso vai melhorar a relação entre nós, moradores. Com a união, a tendência é melhorar”.
Para o prefeito, fazer com que os bairros da cidade tenham uma data comemorativa oficial no calendário é um estímulo para que as comunidades estreitem laços. “Acredito que essa ação crie nas pessoas um maior sentimento de apego pelo local onde moram. Isso promove a valorização do bairro. No caso do Piratininga, trata-se de um bairro tradicional de Osasco, que merece cada vez mais atenção. Acho que criar uma data de referência para o bairro contribui para despertar nas pessoas o sentimento de amor pelo bairro”, disse.
“Não estamos medindo esforços para transformar o Piratininga em um lugar sempre melhor para se viver. Temos um projeto de urbanização para as áreas livres, com o apoio do governo federal; em breve vamos cobrir a quadra, fizemos o parque ecológico, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e ainda este ano vamos construir o parque da bicicleta”, completou.
Além do vereador Mário Luiz Guide, que propôs o projeto, estavam presentes os secretários municipais Luiz Antonio Urban (Cultura); Gilma Rossafá (Promoção Social); Luciano Jurcovich (Serviços Municipais); Jorge Lapas (Governo); o presidente do IPMO, Antonio Marcos Barbeta; o Ouvidor Municipal, Fernando Montini; o vereador Nelson Matias e alguns líderes comunitários.