Cerca de 800 atendentes foram os primeiros a fazerem curso na recém instalada Escola do Servidor. Os próximos serão os cursos de informática e de redação para secretárias
Dando prosseguimento à sua política de valorizar o funcionalismo público, e visando otimizar o atendimento ao munícipe, a Prefeitura de Osasco, iniciou nesta semana uma série de cursos na Escola do Servidor que funciona no Centro de Valorização dos Servidores, Rua Castelo Branco, 305 – Centro. Conforme destacou o secretário de Administração, Paulo Fiorilo, o objetivo da administração é oferecer diversos cursos no sentido de orientar, treinar, requalificar e capacitar o servidor público de Osasco, nas mais variadas áreas de serviços prestados à população.
O programa foi iniciado nesta semana com a realização de curso para cerca de 800 atendentes de todos os departamentos da Prefeitura. Esse curso foi obrigatório para todos os funcionários responsáveis pelo atendimento e, como salientou a diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos, Régia Gouveia Sarmento, além de enfocar temas importantes para a sua área de atuação, visa também uniformizar uma fórmula de atendimento. “O RH é a porta de entrada de todos os servidores na Prefeitura e, assim, procuramos, com esses cursos, implementar uma política de respeito, motivação e de valorização do servidor, uma idéia que o prefeito Emidio já tinha desde 2005, quando criou o Centro de Valorização dos Servidores”, disse Régia.
O curso para atendentes vem sendo realizado desde o dia 18 de maio e termina em junho. Aborda os seguintes temas:
– Direitos e Deveres do Servidor
– Identidade e Relações Interpessoais
– Atendimento
– Mediação de Conflito
Com o objetivo de tratar os temas partindo de uma análise da realidade do próprio servidor osasquense, todos os temas foram abordados por profissionais, como advogados, assistentes sociais e psicólogos da própria Prefeitura de Osasco. No entanto, conforme explicou o secretário Paulo Fiorilo, para outros cursos específicos, além de profissionais de Osasco, há possibilidade também da vinda de especialistas de outras cidades.
Novos cursos
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), a Secretaria de Administração iniciou no dia 01 de junho o Curso de Informática, que será realizado nos Centros de Inclusão Digital. Apesar de ser facultativo, mais de 900 servidores já se inscreveram. Ele terá duração de 20 horas, sendo uma hora por dia.
Já estão abertas também as inscrições para o Curso de Redação para secretárias, que será realizado em parceria com a Fipen (Faculdade Instituto Paulista de Ensino). Esse curso terá duração de 15 horas, com três horas diárias.
Opiniões
Alguns atendentes, que já trabalham na Prefeitura há muitos anos e tinham a sua própria forma de trabalhar, além de agradecerem pela oportunidade, reconhecem também a importância do curso. São os casos de:
– Nicéia Rodrigues dos Santos (Atendente do Espaço Cultural, há 10 anos na Prefeitura): “Para mim, o curso foi muito proveitoso. Além de novas informações, ele oferece a oportunidade de interagirmos com novos funcionários”.
– Eloisa Aparecida Rosa Barbosa (Oficial Administrativo do Departamento de Uso do Solo): “Achei o curso excelente. E acho que não deve ficar só nesse. Seria muito importante que houvesse sempre cursos com esses conteúdos, pois isso é muito importante para todos os servidores”.
– Alexandre da Silva Alves (Atendente do Ginásio de Ginástica Artística): “O curso foi muito proveitoso. Eu sempre pensava na necessidade de cursos desse tipo e fiquei muito contente quando soube que o mesmo iria ser promovido pela prefeitura. Precisamos estar sempre atualizados e, além disso, os cursos dão sempre uma motivação nova para o servidor”.