Finalizada a primeira etapa do grande mutirão de obras de prevenção e combate às enchentes, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Serviços e Obras, está voltada para uma nova e intensa ação que inclui a recuperação e preservação de praças e áreas verdes.
Atualmente a secretaria atua na rua Sebastião Picão, no Jardim Marieta, com o objetivo de melhorar o ponto crítico no local cuja vertente de água fluvial serve como receptor de esgotos a céu aberto. Desta forma, a Prefeitura evita que os cursos d’água se transformem em valas sanitárias, recebendo todo tipo de dejetos, sem contar o despejo de lixo e entulho clandestino que são lançados ao longo de suas margens.
A ação já foi marcada pelo desassoreamento, limpeza de vala e retirada de entulho em todo o trecho que drena o conjunto habitacional localizado no Jardim Marieta, na divisa com a rodovia Castello Branco.
No setor de áreas verdes, a Secretaria de Serviços e Obras iniciou os trabalhos de roçagem nas grandes avenidas, praças e na margem do Braço Morto do Tietê, ao longo das avenidas Presidente Kennedy, Hirant Sanazar, Visconde de Nova Granada e entorno do Parque Chico Mendes.
Ainda na zona Norte da cidade é realizada a prevenção contínua pelos protetores de praça, ou seja, das equipes compostas por varredores que cuidam da limpeza e manutenção completa destes espaços de lazer. Eles têm atuado nas praças Armênia, Dicran Sheferian e Laurindo de Camargo.
Para melhorar ainda mais os serviços de limpeza pública, a administração programa nova etapa de atividades do projeto “Cidade Limpa” com início previsto para o dia 7 de fevereiro como forma complementar ao trabalho de prevenção e combate às enchentes.