Prefeitura de Osasco firma convênio com AES Eletropaulo para beneficiar famílias com tarifa social

Cerca de 350 colaboradores farão cadastro porta a porta para o CadÚnico, que também é requisito para os projetos sociais do governo federal

A Prefeitura de Osasco assinou nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, um convênio com a AES Eletropaulo para realização de cadastramento, porta a porta, de famílias de baixa renda no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), do governo federal.

A ação faz parte de uma parceria entre a distribuidora de energia e o Ministério de Desenvolvimento Social que deve, até o final deste ano, cadastrar aproximadamente 300 mil famílias. Inscritas no CadÚnico, elas têm direito a pagar tarifa social de energia elétrica e ainda acesso aos programas sociais do governo federal.

A assinatura do convênio foi feita pelo prefeito Emidio de Souza e pelo diretor executivo da AES Eletropaulo, Roberto Mario di Nardo, no gabinete. Durante o evento, a Secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da prefeitura, Sandra Fae, destacou que a estimativa é cadastrar 12 mil famílias na cidade. “Essa parceria amplia e aperfeiçoa um trabalho já desenvolvido pela prefeitura, que é o de criarmos uma Osasco sem miséria. A partir dessa reunião, vamos definir um calendário para iniciarmos os cadastramentos”, explicou.

Já di Nardo afirmou que essa é mais uma parceria de sucesso firmada entre a empresa e a AES Eletropaulo. E explicou que o projeto surgiu a partir de uma mudança na legislação que define a tarifa social, prevendo a obrigatoriedade de inscrição no CadÚnico para ter acesso ao benefício. “Antes, a concessão tinha como critério o consumo. Agora, é a renda. Então, tivemos a ideia de ajudar as prefeituras a acelerar esse cadastro”, afirmou.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, lembrou que hoje a parceria entre a concessionária e a prefeitura é baseada na confiança. “É uma situação bem diferente da que encontramos em 2005, quando assumi a prefeitura. Naquela época, essa confiança estava extremamente abalada devido à inadimplência. Renegociamos a dívida, que somava R$80 milhões e, além das parcelas, passamos a pagar todas as tarifas em dia. Com isso, surgiram vários outros projetos, como a modernização do parque de iluminação da cidade, a cessão de espaço sob as torres para o projeto de agricultura urbana e agora o cadastramento para tarifa social”, enumerou.

Ele também lembrou que a medida contempla as políticas sociais desenvolvidas por Osasco, principalmente a urbanização de áreas livres. “Estamos transformando essas áreas em verdadeiros bairros. E quando as famílias trocam seus barracos por conjuntos habitacionais, passam também a pagar as tarifas de água e luz. Mas isso precisa ser feito dentro de suas condições sociais. Por isso, esse projeto é tão importante”, salientou.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais de Governo, Jorge Lapas; e de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho; o vereador Valdomiro Ventura; a gestora do Bolsa Família em Osasco, Rosa Almeida; o gerente de novos mercados da AES Eletropaulo, José Luiz Cavaretti; e a diretora de gestão da receita da empresa, Maria Teresa Vellano.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.