Carta de intenções visa cooperação para o fomento e desenvolvimento das relações bilateriais de comércio e indústria entre a cidade e o País
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, assinou, na tarde de quarta-feira, dia 18 de novembro, em seu gabinete, uma Carta de Intenções entre a Prefeitura de Osasco e a Câmara Venezuelana-Brasileira de Comércio e Indústria.
O documento, assinado também pelo presidente da entidade, José Francisco Fonseca Marcondes Neto, prevê a cooperação, entre a prefeitura e a Câmara, para o fomento de desenvolvimento de relações bilaterais nas áreas do comércio e da indústria.
Por parte de Osasco, o planejamento e desenvolvimento dessas ações ficará a cargo da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento e da Coordenadora de Relações Internacionais. E elas deverão ter, como foco, apoio ao empreendedor, implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento da indústria e expansão do comércio, a promoção e coordenação do relacionamento entre os setores público e privado e o desenvolvimento de parcerias internacionais das empresas da cidade.
Já a Câmara vai fomentar e desenvolver relações comerciais e industriais entre os empreendedores venezuelanos e brasileiros no município.
Durante o evento, o coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha, destacou que, após a globalização da economia, as administrações municipais têm um papel cada vez mais forte no desenvolvimento econômico e nas relações internacionais. “Em Osasco, já estamos fazendo isso. E nossa meta, com esse novo convênio, é atrair grandes negócios e fazer um bom intercâmbio cultural com a Venezuela”, destacou.
Já o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Juracy Dalle Lucca, afirmou que o próximo passo, após a assinatura do protocolo, é tornar esse intercâmbio uma realidade.
O presidente da Câmara Venezuelana-Brasileira, por sua vez, explicou que a entidade mantém unidades em 12 Estados brasileiros. “E, em São Paulo, buscamos parceria com as grandes cidades, como é o caso de Osasco, para ampliar as relações com a Venezuela”, disse.
O prefeito Emidio de Souza afirmou esperar que esse convênio “seja a abertura de um caminho longo e muito frutuoso”. Ele também fez uma breve análise da economia internacional brasileira. “Nos últimos anos, o Brasil triplicou e diversificou suas exportações, abrindo novos mercados, como a América do Sul, a África, o Oriente Médio e a Ásia, sem perder os antigos. Isso significa mais emprego e mais renda para os trabalhadores brasileiros”, disse, ressaltando que a Venezuela é o 7ª destino das exportações brasileiras.
Além disso, destacou que a carta de intenções abre espaço para estreitar ainda mais a relação entre os dois países. “Osasco é um dos maiores pólos industriais do País. Cabe a nós agora sabermos traduzir esse documento em ações concretas”, finalizou.
Também prestigiaram o evento o professor Osvaldo Rovetto Castañeda, assessor da presidência da Câmara Venezuelana; o presidente da Aceo, Andre Menezes; e o secretário adjunto de Indústria, Comercio e Abastecimento, Antônio Jardim.