Prefeitura de Osasco entrega veículo para jovens do PROTEJO

446 - Ulisses Barbosa (2)O PROTEJO (Programa de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável), realizado pela Prefeitura de Osasco em parceria com o governo federal, recebeu na tarde de 26 de agosto (quinta-feira), no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, uma Base Móvel. O veículo é uma van, modelo Peugeot Boxer, equipada com sistema multimídia, incluindo datashow, televisão, DVD, filmadora e máquina fotográfica, entre outros aparelhos, que vai auxiliar nas atividades do programa.

Desenvolvido pelas secretarias municipais de Administração e de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), em convênio com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), do Ministério da Justiça, o programa tem como executor o Cepedoc (Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades) e está em andamento desde fevereiro deste ano.

446 - Ulisses Barbosa (3)São atendidos cerca de 400 jovens das regiões do Portal D’Oeste, Baronesa, Jd. Conceição e Padroeira, todos bairros com alta taxa de vulnerabilidade social, que recebem auxílio financeiro mensal e aulas voltadas à cidadania. Com a nova ferramenta de trabalho, os jovens vão agora desenvolver pesquisas sociais sobre os principais problemas enfrentados pela comunidade, e desenvolver projetos de mudança, ação que também integra o programa de formação.

Na abertura do evento, o grupo Liberdade de Expressão, do Jardim Santa Maria, apresentou um número de dança. Em seguida, a coordenadora do Programa de Juventude da SDTI, Marisa Campos, apresentou as principais atividades do PROTEJO. Segundo ela, ao final do curso os jovens terão 864 horas de formação.

446 - Ulisses Barbosa (4)Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Menezes, apresentou o Pronasci “Esse programa veio para dar novos rumos à segurança pública e dar condições para que os jovens sejam cada vez menos vítimas da violência que há hoje” falou.

O secretário da Administração da Prefeitura de Osasco, Paulo Fiorilo, por sua vez, lançou dois desafios aos jovens. “´Primeiro, quero que vocês dêem um nome a essa van. E que desenvolvam um bom projeto de grafite, que represente o PROTEJO, para identifica-la”. Ele também falou sobre outro projeto da prefeitura para a juventude. “Muitos de vocês já concluíram o Ensino Médio, mas não tiveram oportunidade de entrar em uma faculdade. Mas a Prefeitura e o governo federal estão construindo uma universidade em nosso município”.

Ainda no evento a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni, destacou que as ações do PROTEJO também contribuem para a segurança pública. “Segurança não é apenas investir em armas ou soldados. É investir em gente que garanta a transformação de uma sociedade mais humana e justa” disse.

A oportunidade de ter um futuro melhor foi destacada pelo representante do Cepedoc, Juan Fernandes. “Com esse programa, oferecemos aos jovens a chance de olhar o mundo adulto e debater, criticar, mudar e buscar soluções para que possa fazer parte dele”, finalizou.

Também presente ao evento, Pedro Aguerre, representante o Ministério da Justiça, deixou seu recado aos jovens. “Aproveitem esse momento com muita garra”.

Já o prefeito Emidio de Souza falou da oportunidade oferecida aos jovens por meio do programa. “Por meio do PROTEJO, queremos oferecer novos horizontes aos nossos jovens, principalmente os que vivem em áreas de maior vulnerabilidade. Nossa cidade vem crescendo a cada dia, com a urbanização de favelas, a abertura de novas avenidas e outras obras. Mas nenhum desenvolvimento está completo se não dermos oportunidades para nossa juventude”, disse.

Jovens aprovam o projeto

Durante a cerimônia, Vinício Pereira, morador da região do Jardim Padroeira, falou em nome dos jovens e agradeceu a oportunidade. “O curso acabou me ensinando a lidar com as situações que olhava com preconceito, como a de jovens usuários de drogas e das meninas que engravidam precocemente. Hoje, sei que estes jovens são vitimas de violência e não tiveram informação de como agir na comunidade”, disse.

Já Denise Maria de Souza confessou que, a princípio, não acreditava na iniciativa, mas mudou de opinião em pouco tempo. “O curso me deu a oportunidade de aprender como combater o egoísmo, que é tão presente em nossa sociedade”.

Também prestigiaram o evento o Chefe de Gabinete do Prefeito, Luciano Jurcovichi; o secretário de Esportes Cláudio Chapecó, e o vereador Eduardão, além de Mônica Cardin, representando os educadores do projeto.

Check Also

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.