Como parte das comemorações do cinquentenário de Osasco, a Prefeitura entregou, no dia 3 de março, a reforma da Praça Carmine Mônaco, no Jardim Bonfim. A inauguração do novo espaço foi feita pelo prefeito Emidio de Souza, acompanhado do deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, João Paulo Cunha.
O evento também reuniu autoridades, moradores e familiares do comerciante Carmine Mônaco, homenageado com o nome da praça. A banda da Corporação Musical Santo Antônio, sob a regência do maestro Moacir Carvalho, abrilhantou a cerimônia.
A praça foi totalmente remodelada, cumprindo também mais uma meta do Projeto Osasco 50 anos e atende uma demanda apresentada pelos moradores do bairro por meio do OP (Orçamento Participativo).
O local passou a contar com academia ao ar livre, playground, bancos, iluminação, jardim, quadra poliesportiva e pista de caminhada. Para garantir a segurança dos frequentadores, a área, de mais de 9 mil metros quadrados, foi também totalmente fechada com grades, evitando ainda o acesso das crianças, que vão brincar no local, à avenida Nações Unidas.
No entorno da praça também houve melhorias. A Prefeitura fez o recapeamento da avenida Nações Unidas e da rua Manoel Rodrigues, e ainda implantou sinalização de trânsito e vagas de estacionamento em 45 graus. Além disso, em breve será feito o recapeamento da rua Acácio João Magalhães.
No ato oficial, o primeiro a fazer uso da palavra foi o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Cláudio Chapecó. “Essa obra transformou a praça em um verdadeiro parque, pelo seu tamanho e beleza. Usem este local e a academia, que a qualidade de vida só tem a melhorar”, disse.
Já o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro Filho, detalhou os investimentos. “Essa praça possui uma área de quase 10 mil metros quadrados. Fizemos a reforma total da quadra, colocamos 1,3 mil metros quadrados de piso 100% drenante, 900 metros de guias e sarjetas, 24 postes de iluminação, 10 bancos 6 mesas de jogos, 4,2 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico, 7,8 mil metros quadrados de grama. Plantamos 185 árvores e 150 arbustos e 1mil metros de gradil para garantir mais segurança”, explicou.
Na sequência, o deputado estadual Marcos Martins também falou da importância da obra. “A praça é um instrumento importante para quem vive aqui no Bonfim. Com a reforma, se tornou um local mais convidativo. A população cobrava essa revitalização e o prefeito Emidio atendeu”.
Por sua vez, o deputado João Paulo Cunha parabenizou a Prefeitura e os moradores pela conquista. Ele classificou o trânsito, como um dos principais problemas da região do Bonfim. “A avenida Nações Unidas é um dos principais caminhos para Capital. Muitos utilizam essa avenida para cortar os pedágios. Mas essa obra significa um carimbo, uma aliança de que as coisas vão andar e vão andar bem. Sabemos que Osasco tem problemas, não podemos dar passos maiores que as pernas, mas vamos continuar andando e de acordo com o tempo vamos resolvendo”, destacou João Paulo, lembrando que Osasco tem apenas 50 anos, enquanto a Capital, que já tem 500 anos, vive com muitos problemas.
Já o prefeito Emidio iniciou seu discurso dizendo que a região do Bonfim foi praticamente onde Osasco nasceu, mas foi esquecida por muitos anos e que acumulou vários problemas. Emidio relatou ainda as conquistas de seu governo para o bairro. “Em parceria com o Estado, trouxemos para essa região uma Etec (Escola Técnica Estadual) e a reconstrução da Estação de Osasco. A partir da semana que vem, as pessoas que forem para o centro não vão mais utilizar os túneis, agora, a travessia será por dentro da estação, utilizando escadas rolantes, com mais segurança e conforto. Além disso, inauguramos na semana passada, aqui na rua Manoel Rodrigues, o Centro de Documentação da Saúde e a Sede do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Agora entregamos essa praça”, disse. “A melhor segurança para um local público é a população utilizar. Onde tem gente de bem, gente ruim se afasta. Tudo que puder ser feito vamos fazer para melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas”, completou Emidio.
Ele ainda anunciou que há projetos, em estudos pela Prefeitura, por meio da Operação Urbana Consorciada Tietê II, para construções das novas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal nessa região.
A população aprovou a nova conquista. Moradora no bairro há 40 anos, Aurélia Ortega foi só elogios à nova praça. “Ficou maravilhosa, achei ela 100% segura. Meu neto está lá brincando e eu estou aqui tranquila, sei que ele não vai sair para rua”, afirmou.
“Nome da Praça”
Outro tema abordado pelo prefeito foi a chegada do imigrante italiano Carmine Mônaco a Osasco, no ano de 1897, vindo do norte da Itália. Mônaco destacou-se como um dos primeiros comerciantes de secos e molhados na rua André Rovai, no mesmo bairro que está localizada a praça que recebeu seu nome.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Mazé Favarão (Educação), Gelso de Lima (Saúde), Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social); o chefe de Gabinete e coordenador do OP, José Pedro; o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro; os vereadores Valmir Prascidelli, Eduardão, Fumio Miazaki, Rogério Lins, Nelsinho, Valdomiro Ventura, Toniolo, João Góis e Osvaldo Vergílio; o bispo da Igreja Cristo Liberta, Alfredo Tiezzi; os padres da Paróquia Senhor do Bonfim, Pio Milpacher e Carlos Bozza, além dos sobrinhos netos do Carmine Mônaco, Céttimo Fiorita, Jurandir Fiorita, professor Julinho e dona Leopoldina; dentre outras autoridades.