A prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, entregou para a população do Jardim São Pedro, região de Quitaúna, a CEMEI Mário Quintana.
A inauguração foi feita em grande estilo, com show da dupla Edson e Hudson, show que encerrou com chave de ouro um dia grandioso para a Educação de Osasco que
A programação de inauguração da nova escola foi iniciada às 14h com várias atividades para as crianças, como oficinas circences com palhaços, técnicas aéreas com tecido e trapézio e apresentações com bola e perna de pau comandadas pela trupe da Cia. Fragmentos, além de pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica e ainda algodão-doce, pipoca e cachorro-quente para todos.
Para a inauguração, a Secretaria de Educação fez questão de homenagear a família do grande poeta que dá nome á escola, Mario Quintana. Elena e Paula Quintana, sobrinha-neta e sobrinha-bisneta do escritor gaúcho, vieram a Osasco especialmente para participar da solenidade. “É a escola mais bonita que eu já vi. Ele [Quintana] já falava, há 25 anos, da importância da educação infantil, que para ele era a fase mais importante da educação de uma pessoa. Então, esta escola linda está totalmente sintonizada com o que ele pensava. Acho que meu tio estaria super contente, pois esta escola é cheia de luz”, disse Elena.
Iluminação foi uma das preocupações que os arquitetos Dante e Tatiana Ozzetti tiveram ao conceber o projeto da escola. “Este é um momento muito especial para nossa carreira como arquitetos. Priorizamos os espaços livres, a luz, a visibilidade, e a execução foi muito boa. Conversamos muito para chegarmos ao projeto final, discutimos muito o projeto pedagógico da construção e acho que conseguimos aproveitar bem o terreno acidentado”, explicou Dante.
A CEMEI Mario Quintana é uma conquista verdadeiramente da comunidade. Ela foi uma das principais reivindicações da plenária do Orçamento Participativo feitas naquela região. O maior desafio foi vencer o obstáculo do terreno, que é íngreme, e o problema das minas d’água, que foi transformado em solução para as descargas dos vários banheiros existentes na obra, para os alunos e professores em cada andar. “Quando olhávamos aquele barranco ficava difícil acreditar que seria possível essa edificação. Temos certeza de que a Profª. Mazé vai manter aqui a qualidade de educação já presente nas outras escolas da rede”, enfatizou o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro Filho.
A escola veio para ajudar munícipes como Renata Aparecida da Silva, promotora de vendas, mãe de Kevin dos Santos, de 4 anos, que já está matriculado na Mario Quintana. “Essa escola vai me ajudar muito, pois o Kevin ficava com a avó, que já é idosa. Vou poder trabalhar tranqüila e deixá-lo aqui. Sem dúvida vai ser bom para o desenvolvimento dele também”, afirma. Renata conta que foi muito fácil o processo para conseguir a vaga para o filho. “Inscrevi meu filho quando a escola já estava pronta e em 15 dias fui chamada para fazer a matrícula”, conta.
Sementes de Primavera
Uma das atividades que ocorreram paralelamente à inauguração foi a tarde de autógrafos do livro Sementes de Primavera – Cidadania desde a Infância. Os alunos que participaram dos encontros semanais do projeto desde 2007, mostrando suas ideias e projetando a escola, o bairro e a cidade que gostariam, tiveram todo esse processo registrado no livro que estavam autografando para os convidados da inauguração. “Foi muito legal participar, pois ajudamos a melhorar o que precisa na escola. Estou muito emocionada e me sentindo importante”, disse uma das “autoras”, Caroline Thomazini de Souza, de 10 anos, aluna da 4ª série da EMEF Olavo Spínola.
Solenidade
Várias autoridades prestigiaram a solenidade de inauguração, como o vice-prefeito, dr. Faisal Cury; o deputado federal João Paulo Cunha, o deputado estadual Marcos Martins; os secretários municipais Gelso de Lima, Saúde; Jorge Lapas, Governo; e Cláudio Chapecó, Esportes, Recreação e Lazer; o presidente da Câmara Municipal; Osvaldo Vergínio além dos vereadores Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, Cláudio da Locadora, Eduardo Martins (o Eduardão), João Góis, Mário Luiz Guide, Rogério Lins, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli; entre outras autoridades.
O prefeito Emidio de Souza e a secretária de Educação, profª. Mazé Favarão foram os anfitriões do evento.
A diretora da nova escola, Marisa Bolanho Lima, abriu os discursos solenes dizendo o surgimento dessa escola é muito significativo. “Primeiro porque ela nasceu do Orçamento Participativo. Não é qualquer prefeito que dá essa oportunidade para a comunidade. Segundo porque qualquer prefeito construiria uma escola grande e bonita assim na região central e não no bairro, como o prefeito Emidio fez”.
Já a titular da Secretaria de Educação, professora Mazé Favarão, ressaltou a sincronia que a nova escola reúne. “Estamos conseguindo juntar neste espaço tudo o que temos feito na Educação: equipe envolvida, prédio em perfeitas condições, participação de professores e funcionários nas formações, merenda de qualidade, material didático, Lego. É a química necessária para termos uma educação de qualidade, uma escola cidadã. Tudo que é possível oferecer para seus filhos se constituírem enquanto cidadãos íntegros estamos oferecendo”, disse, antes de entregar ao prefeito um exemplar autografado do livro Sementes de Primavera.
Em seu discurso, o prefeito Emidio ratificou a fala da professora Mazé enfatizando o que a Prefeitura de Osasco tem feito em prol da Educação. “Estamos investindo, ampliando a oferta na área de educação, que é uma área fundamental, é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos. E isso começa nos primeiros meses de vida. Por isso, estamos investindo em creches, na pré-escola, não apenas com prédios novos, mas com profissionais dedicados, capacitados, merenda de qualidade, uniforme e material gratuito, Lego. Estamos fazendo uma revolução na Educação de Osasco, oferecendo o que há de melhor”, disse o prefeito.
Após os discursos, o prefeito Emidio, a professora Mazé e Elena Quintana descerraram a placa inaugural, percorreram as dependências da escola e se encaminharam ao palco montado na rua Ananias de Almeida para o grande show de Edson & Hudson, que trouxeram para o grande público presente os sucessos “Foi Deus”, “Meu Anjo”, “Deixa Eu Te Amar” e “Azul”, entre outras.
A CEMEI
A CEMEI Mario Quintana tem 3 pavimentos e atenderá inicialmente cerca de 440 alunos, sendo 120 na creche e 320 na Emei. A unidade conta com pátios cobertos e descobertos, playgrounds, berçários, lactários, banheiros para meninos, meninas, adultos e pessoas com deficiência em cada andar, escadas e rampas de acesso além de brinquedoteca, espaço para leitura, cozinha, refeitório, salas para professores, secretaria e diretoria, estacionamento e até fonte.