O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado da secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco (SDTI), Dulce Helena Cazzuni, e do juiz da Vara da Infância e Juventude, Samuel Karasin, visitou na manhã de quarta-feira, 5 de dezembro, o Instituto Ascender, localizado dentro da empresa Etna Steel, na rua da Estação, 441, no Centro.
O objetivo do encontro é estreitar os laços de parceria entre o Instituto e os Poderes Judiciário e Executivo, por meio do estímulo e fomento de programas como o PróJovem e o Bolsa Trabalho, esta última ação desenvolvida pela administração pública, que foca iniciativas que busquem ampliar a inserção e participação de jovens no mercado de trabalho nos mais diversos segmentos produtivos. Alguns recursos para investimentos são oriundos do Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e vem da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social.
O prefeito Emidio, acompanhado do presidente do Grupo Flanel, Carlos Seiscentos, fez questão de conhecer as instalações do Instituto com a finalidade também de estudar mecanismos legais de desburocratização em processos de licitação de empresas com vistas a estimular a participação delas em projetos voltados à lei de incentivo fiscal e de responsabilidade social. Ele conheceu a estrutura de funcionamento de uma antiga fábrica de sapatos, criada por Tatiana Loureiro, idealizadora do Instituto, e que hoje está adaptada e à disposição do aprendizado de jovens já beneficiados entre a parceria da Prefeitura e o Instituto por meio do programa Bolsa Trabalho e do PróJovem.
Na oficina de desenvolvimento de produtos, batizada de oficina de criatividade, são confeccionados diversos acessórios de couro, dentre os quais: sandálias, colares, bolsas e capas de celulares, que inclusive foram os presentes ganhos pelas autoridades e entregues pelos jovens.
O prefeito fez algumas considerações sobre o projeto. “É de suma importância que possamos oferecer oportunidades para os jovens. Osasco já está muito acima da média estadual em capacitação de jovens, oferecimento de cursos profissionalizantes e projetos que visam inserção e colocação deles no mercado, mas queremos e devemos buscar mais”, avaliou. O juiz Samuel Karasin fez questão de salientar que os jovens têm uma dupla responsabilidade: zelar pelos seus futuros e saberem que a integração deles em projetos é um investimento sério dos poderes públicos no talento humano.
De acordo com Dulce, os jovens ainda serão encaminhados ao SENAI do Ipiranga, em São Paulo, para aprofundar os conhecimentos e aperfeiçoar a especialização. “Acreditamos muito nos jovens e desenvolvemos políticas públicas que possibilitem mais que um crescimento profissional, mas humano. Estamos sempre preocupados em estimular ações que melhorem a situação econômica e de vida de quem vive na cidade. Acreditamos que novas turmas possam ser abertas, respeitando o limite do Instituto, novos investimentos surgirão e também novas empresas parceiras acreditem na proposta apresentada”, avaliou.
“Aprendemos muito e vamos além das aulas. Aprendemos o que é parceria e solidariedade. Sabemos que é uma oportunidade única e vamos agarrá-la”, declarou o jovem Douglas, beneficiário do Bolsa Trabalho, e que expôs suas peças em uma Mostra no Instituto e explicou ao prefeito e autoridades a importância do trabalho desenvolvido pelos estudantes.
Para obter mais informações sobre o Instituto Ascender acesse o site http://www.institutoascender.org.br/. A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), que lidera a parceria, está localizada na rua Virgínia Aurora Rodrigues, 350, no Centro. Os telefones são 3653-1179 ou 3653-1171.