Saúde: Prevenção é Ação. E ação foi o que não faltou no evento promovido no último sábado (26) pela Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto ACQUA. Peças de teatro, oficinas de arte e a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) empolgaram toda a comunidade do Colinas D’Oeste. O pano de fundo do evento foi a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com foco para os jovens, no encontro realizado na Casa da Cultura e Cidadania.
O evento encerrou o mês de trabalho intensivo aos cuidados com a saúde, que foram repassados para pessoas de todas as idades. “Conseguimos atingir um grande número de pessoas com a campanha, o que é muito importante. E a ação de sábado serviu para atrair mais jovens, em que podemos despertar a preocupação com a saúde”, explicou a diretora do Departamento de Atendimento Primário da Secretaria de Saúde, Solange Cristina. A ação foi promovida pela integração de vários programas, além das secretarias de Educação (SE) e Esportes, Recreação e Lazer (Serel).
O público pode conferir a apresentação dos participantes do programa Saúde com Movimento. “De maneira informal e agradável, conseguimos passar orientações sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis aos jovens da comunidade”, comentou a diretora da Unidade Básica de Saúde do Jardim Roberto, Maria de Fátima Silva Nunes.
A dona de casa Maria Nazaré Isepe, 49 anos, saiu sorridente do auditório da Casa de Cultura. “Assisti as peças de teatro muito emocionantes. O legal é que esse tipo de evento atrai os mais jovens e mostra a eles caminhos melhores para a vida”, falou. A mesma emoção pode ser vista no rosto da pequena Maria do Carmo, 12 anos, que passou a tarde daquele dia se divertindo no pula-pula. “Achei que hoje o dia seria chato, pois iria chover e eu teria de brincar dentro de casa”, disse a pequena.
Ao longo do dia os jovens, que já haviam realizado as inscrições nas UBSs, puderam participar também das oficinas culturais – teatro, grafite e hip hop – com temas ligados à saúde. O resultado foi mais educação, saúde e cultura à população de Osasco.