A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com o Instituto Acqua, promoveu na manhã de terça-feira, 29 de março, no salão nobre da Associação Atlética Floresta, a entrega de certificados de capacitação profissional para 351 integrantes do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o lançamento do Projeto Saúde com Movimento.
Durante o evento, o prefeito Emidio de Souza fez questão de ressaltar a importância do agente comunitário que tem, entre suas atribuições, o papel de servir de elo entre a comunidade e os serviços de saúde. “Quem entra na casa para encontrar uma pessoa doente ou convencê-la a buscar atendimento tem que ter alegria. Quando vejo o resultado dos trabalhos do PACs tenho a plena certeza de que acertamos na escolha. O melhor sistema de saúde é aquele que não deixa a população adoecer e que ainda a conscientiza sobre a necessidade da prática da atividade física”, disse.
Os agentes comunitários ainda auxiliam pessoas e serviços na promoção e proteção da saúde; identificam situações de risco individual e coletivo; promovem a educação para a saúde; acompanham e encaminham pessoas com agravo à saúde às unidades de saúde; notificam aos serviços de saúde as doenças que necessitam vigilância; cadastram as famílias da comunidade; estimulam a participação comunitária; atuam no controle das doenças epidêmicas e no controle das endemias; incentivam a vacinação e estimulam o aleitamento.
De acordo com Ronaldo Querodia, diretor de Projetos do Instituto Acqua, é uma grande satisfação para a entidade ser parceira da Prefeitura de Osasco. “Ampliamos o número de agentes comunitários, o que representou um grande salto na melhora dos indicativos da saúde”, afirmou.
Presente no evento, o secretário de Saúde, Gelso de Lima, também salientou a importância da atuação dos agentes comunitários de saúde. “Cerca de 50% dos agentes comunitários ingressaram recentemente na equipe e sabem comparar como herdamos a cidade na área da saúde do que é hoje. A saúde hoje entra em seu melhor momento, já que nossa expectativa até o final do próximo ano é entregar à comunidade 15 novas unidades de saúde”, comentou.
De acordo com o secretário, serão três unidades de Pronto Atendimento (UPA), 2 unidades do Programa Saúde da Família (PSF), 2 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que já estão em fase de construção no Parque Palmares e no Jardim Elvira, assim como o Pronto Socorro do Jardim D’Abril, em fase de conclusão. Estão previstas ainda a construção de mais 7 UBSs do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II.
Sobre o Projeto Saúde com Movimento que começa a ser realizado na cidade, Gelso explicou que tem como objetivo levar à comunidade atividades físicas como caminhada, alongamento, pilates e ginástica. “Essas atividades promovem e contribuem com a saúde, proporcionando o bem estar de quem pratica. As aulas acontecerão nos espaços públicos como praças, parques e clubes existentes no entorno de 15 Unidades Básicas de Saúde de Osasco”, disse.
Também participaram do evento o vereador João Gois; a diretora presidente do Instituto Acqua, Ana Tereza; e a diretoria de Atendimento Primário da Secretaria da Saúde, Solange Cristina.