A manhã do dia 15 de março de 2012 foi especial para 36 pessoas homenageadas pela Secretaria de Assistência e Promoção Social da Prefeitura de Osasco (Saps), que realizou, no Teatro Municipal de Osasco, o evento “Memórias da Terceira Idade”, uma ação promovida com o objetivo de celebrar o cinquentenário da cidade e que reuniu diversas apresentações de idosos que participam de atividades artísticas e culturais nos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) e CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade). O evento aconteceu das 8h30 às 14h e reuniu cerca de 500 pessoas no teatro lotado.
Na solenidade de abertura, a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, salientou o destaque que o idoso tem na sociedade osasquense e também na atual administração pública. “O evento visa fortalecer os vínculos sociais entre a comunidade idosa e o poder público, bem como toda a sociedade que é parte deste importante processo de pertencimento. Reunimos hoje pessoas engajadas em movimentos sociais, lutas em defesa da criança e do adolescente e preocupadas com a melhoria da saúde, da moradia, e todos que contribuem para que Osasco tenha consciência política madura e cidadã”, destacou, explicando que em maio já deverá estar em funcionamento o Lar Cora Coralina, uma unidade assistencial que abrigará idosos em situação de abandono e vulnerabilidade social em Osasco.
O vice-prefeito de Osasco e presidente da FITO, Faisal Cury, representou o prefeito Emidio de Souza e agradeceu aos idosos pela postura vibrante e atuante. “O idoso acredita na vida, tem muita sabedoria e vontade de viver. O idoso considera o dia-a-dia como o começo de uma longa e nova etapa. O idoso amadureceu, adquiriu experiências e vivências. Há vontade de viver e aprender. Não podemos nos queixar da família e vivermos reclamando de dor. Precisamos amar filhos e netos, mas não podemos de maneira alguma nos considerar empregados ou babás deles”, disse, tirando risos e longos aplausos da plateia.
Durante o evento foram homenageadas 36 pessoas com uma placa personalizada com seus nomes, contendo agradecimentos pelo protagonismo alcançado nos mais diversos segmentos da sociedade de Osasco. E 10 delas receberam mais algumas honrarias individualizadas pela expressão e representatividades em suas áreas.
Parte da programação do projeto Osasco 50 Anos, o evento contou com café de manhã e diversas apresentações dos idosos, como: dança, com Cecília das Graças, do CATI; apresentação da Orquestra de Violões também do CATI; apresentação de Adélia Martins, que interpretou o hino de Osasco e cantou alguns sucessos da tradicional moda de viola.
Em seguida, o hino nacional foi interpretado por membros da Casa dos Violeiros de Osasco. Houve também uma mostra no palco, onde o casal de idosos Pedro Sudário e Rosa Coia dos Santos, ambos de 86 anos, contou suas experiências na cidade, 61 anos de casamento e relembraram bons tempos no bairro Jardim Rochdale. O casal participa das atividades do CRAS do Jardim Munhoz.
O público presente ainda pôde assistir a apresentação “Você faz parte da história – Memórias dos 50 Anos de Osasco”, uma paródia dos membros do CRAS Vila Yara; a apresentação “Revivendo a História de Osasco”, uma roda de conversa de integrantes do CRAS Vila Yolanda; uma mostra de jogral “Osasco, Minha Doce Osasco”, realizada por membros do CRAS Jardim Piratininga; apresentação do músico Chico Neto, que cantou o samba “Na aba do meu chapéu”; do CRAS do Km 18 seus membros declamaram a poesia “Atando os pontos da vida” e deram testemunhos de vida. Já o CRAS do Jardim Veloso chegou com a novidade da dança portuguesa “Atrás dos montes rumo à Osasco”.
Como encerramento, as pessoas ainda assistiram ao documentário “Você faz parte desta história – Através da linha do tempo”, que mostrou o crescimento das indústrias da cidade e contou com depoimentos dos idosos que trabalharam em muitas delas. O evento ainda ganhou destaque com a apresentação da banda Sinfônica de Santo Antonio e da orquestra de Violões do CATI.
Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins; o Chefe de Gabinete do prefeito e coordenador do Orçamento Participativo (OP), José Pedro da Silva; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho; a secretária adjunta da Secretaria de Assistência e Promoção Social, Patrícia Dândalo, e da assessora da pasta, Isabel Panaro; o vereador Nelson Matias, o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marcos Vinicius Costa; o padre da paróquia Sagrada Família, Aurélio; o padre da Diocese de Osasco, Léo; dentre outras autoridades.