Como medida complementar às ações de mutirão de limpeza para retirada de entulho de calçadas que a prefeitura de Osasco vem intensificando neste mês de janeiro, para evitar a obstrução de galerias pluviais, sobretudo, para essa época de fortes chuvas, a administração também determinou que vai adotar tolerância zero para casos de despejo irregular de entulho na cidade.
O primeiro flagrante aconteceu na rua Anísio Ribeiro da Silva, no Portal D’Oeste 2, zona Norte do município, na noite do domingo, dia 20, quando o motorista de uma carreta Volkswagem , foi flagrado por agentes da Guarda Civil Municipal, despejando madeira e telha na calçada. A GCM foi acionada por meio de denúncia de morador. O entulho havia sido recolhido no bairro do Anhembi, na Capital.
O motorista foi multado em R$ 7 mil de acordo com a lei 3342/2007, por despejo irregular de entulho, material ou lixo de qualquer natureza. O caminhão foi apreendido e recolhido ao pátio de apreensão de veículos da Prefeitura. Embora o veículo apresentasse documentação regular, a apreensão se deu em razão da infração administrativa de despejo de entulho.
De acordo com o secretário interino de Segurança e Controle Urbano, André Luiz Santiago, para atender à tolerância zero determinada pelo prefeito Jorge Lapas, a Guarda Municipal vai promover rondas à paisana na cidade, principalmente nos locais mais visados para despejo de entulho. “Vamos intensificar a vigilância e manter o atendimentos às denúncias, que funcionam muito bem para casos de flagrante”, disse.
Serviço
O munícipe que constatar despejo irregular de entulho na cidade, pode registrar sua denúncia pelo contato da GCM 0800-7716511, ou pela Central 156, canal de comunicação do munícipe com a Prefeitura de Osasco.