Operação Urbanística prevê uma série de intervenções na região central da cidade e integração do transporte público
O prefeito Emidio de Souza apresenta, no próximo dia 19 de fevereiro, o Projeto Tietê II, operação urbana consorciada que prevê uma série de intervenções na região central da cidade.
O principal objetivo é fazer a integração de toda a área central, hoje dividida por barreiras como o rio Tietê e os trilhos de trem.
A renovação da área prevê o aumento de densidade e reaproveitamento de galpões, edifícios e terrenos vagos ou subutilizados, de forma a aproveitar a infra-estrutura de transporte público existente no local, facilitando e minimizando o número de deslocamentos regionais e dentro da própria área de intervenção, inclusive com a combinação de diferentes modalidades de transporte.
Essa operação é um instrumento urbanístico regulamentado pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257 de 2001, Seção X), e, neste caso particular, segue a diretriz do Plano Diretor vigente em Osasco, aprovado pela Lei Complementar n° 125 de 2004, a qual recomenda a área para revitalização urbana, preferencialmente por intermédio de operações urbanas consorciadas.
As intervenções também prevêem a adequação da cidade aos estudos do PITU 2025, projeto integrado de transporte público para toda a região Metropolitana de São Paulo.
Por isso, no mesmo evento, haverá assinatura de convênio com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prevendo obras nas estações de trem da cidade.
O evento integra a Semana da Emancipação, que comemora o aniversário de Osasco. A programação completa pode ser conferida no site www.osasco.sp.gov.br.
Apresentação do Projeto Tietê II
19 de fevereiro de 2009, às 16 horas
Local: auditório da Aceo (Associação Comercial e Empresarial de Osasco)
Av. Dionizia Alves Barreto, 701, Bela Vista
Só uma pergunta, quem vai financiar essa reforma toda???
Ao revitalizar o bairro do Bonfim é necessário preservar a história da cidade através da primera indústria, a olaria de Antônio Agu, (a antiga Hervy) onde tudo começou com desenvolvimento do local que era o km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana, não podemos perder mais um patrimônio que representa a história da cidade de Osasco, fundada pelo italiano Antônio Agu e que trabalhou muito para iniciar as primeiras aberturas de ruas para o acesso das pessoas, as criações de Fábicas para dar empregos e assim fazer crescer o vilarejo e conseguiu e Osasco é hoje considerada uma metrópole, mas não deve esquecer sua origens.