Neste sábado, 21 de março, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado pelos secretários Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes) e Gelso de Lima (Saúde), visitou obras em andamento na cidade.
Na zona Sul, Emidio passou pelas obras de recapeamento concluídas das ruas Treze de Setembro, Treze de Novembro, Treze de Janeiro e Treze de Outubro, no Jardim Bussocaba.
Ainda na zona Sul o prefeito vistoriou as obras de recapeamento da avenida Sarah Veloso, no Jardim Veloso, que integra o programa de recapeamento de vias públicas realizado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Osasco que será intensificado no mês de abril.
O novo lote de recuperação inclui 14 ruas e avenidas, na região Central e zonas Norte e Sul, escolhidas por abrigarem corredores de ônibus ou por receberem grande fluxo de veículos.
De acordo com a secretaria, até o final do próximo mês passarão pelo recapeamento as vias: Maria Campos, Justino Alves Batista, Georgina, Renato Marchionno, Alice M. Piteri, Ângelo Bianchi, João Kauffmann, Sarah Veloso, Afonso Schimidt, Patrício Gallafrio, General Pedro Pinho, Maria de Lourdes G. de França, Comandante Sampaio e Antônio Martins Capela.
Já na zona Norte da cidade, o prefeito visitoriou a obra de reconstrução da antiga Emei Gertrudes de Rossi, no Jardim Portal D’Oeste. A antiga unidade, fundada há 30 anos, nunca havia passado por reforma além de não atender à acessibilidade de deficientes físicos e à necessidade de ampliação do número de alunos. Como a reforma do prédio antigo não conseguiria solucionar estes problemas, a Prefeitura de Osasco iniciou sua total reconstrução, o que incluiu na demolição do antigo edifício.
Por meio das secretarias de Educação e Obras e Transportes, a nova unidade será transformada em Cemei (Centro Municipal de Educação Integrada), atendendo como Creche, Emei (Educação Infantil) e Emef (Ensino Fundamental), e passará das antigas 5 salas de aula para 18. Serão 9 salas para Educação Infantil, 3 para Creche e 6 para Emef. Com isso, a escola, que comportava apenas 430 alunos em três turnos, passará a atender 1.120, em 2 turnos. Além disso, a Secretaria de Educação prevê que as instalações sejam utilizadas pela população aos finais de semana.
O prédio terá 5 pavimentos e área construída de 3.786,50m². No último pavimento será instalada uma quadra de esportes coberta, e toda a estrutura será adequada à acessibilidade de pessoas com deficiência. A unidade terá ainda equipamentos que possibilitarão o reuso da água da chuva.