Prefeito visita 2ª Feira de Ciências da Secretaria de Educação de Osasco

747 - Romulo Fasanaro Filho (2)O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, visitou a 2ª Feira de Ciências, promovida pela Secretaria de Educação. O evento aconteceu no dia 12 de dezembro, no Centro de Formação dos Profissionais de Osasco. E reuniu trinta projetos científicos elaborados pelos “alunos cientistas” das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

Os trabalhos foram realizados nas 53 EMEF’s, deste total 30 escolas foram selecionas para participar da feira. Os projetos científicos são resultados das formações dadas aos profissionais em parceria com o Instituto Ciência Hoje, durante o ano. Nas formações, os 400 professores das 3ª e 4ª séries e EJA utilizaram as revistas Ciência Hoje como material de apoio ao trabalho de pesquisa.

747 - Romulo Fasanaro FilhoO prefeito Emidio prestigiou os projetos científicos passando por todas as salas da exposição, conversando e parabenizando os pequenos gênios da ciência que explicavam para o prefeito cada um dos trabalhos. A aluna, Yara Ketty da 3º série da EMEF Francisco Manoel Lumbrales deu todas as informações sobre a lua. “A lua não tem luz própria, ela reflete a luz do sol e suas crateras foram feitas por meteoros” explicou ao prefeito.

A feira também recebeu a visita da titular da Secretaria de Educação, Mazé Favarão, que ouviu atentamente as explicações dos alunos. Ao final, na presença dos expositores, professores, da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cibeli do Carmo e de Ricardo Madeira, superintendente de Projetos Educacionais e Comercial do Instituto Ciência Hoje, a secretária falou da importância de se adquirir conhecimento. “O saber não ocupa espaço e ninguém pode tirar de nós. Quando o prefeito Emidio estimulou esse projeto, o objetivo era preencher a cabecinha de vocês, pois sabemos que vocês são mais que o futuro, são o presente”, destacou.

Cada professor apresentou um projeto baseado nas temáticas das revistas que as crianças selecionaram nas salas de aula.

Os orientadores do Ciência Hoje que participaram da formação selecionaram alguns projetos e os professores elegeram dois projetos de cada turma.

Bolachas do Mar, jardins submarinos, alimentação saudável, a Lua, Maria Louca, entre vários outros temas, ligados a várias áreas da ciência foram apresentados pelos alunos, que soltaram a criatividade na hora de desenvolver seus temas, utilizando maquetes, fotos, vídeos, lanternas, bonecos, muito material de reciclagem e até animais vivos.

Os trabalhos apresentados na feira foram examinados por dois selecionadores, a supervisora da Secretaria de Educação, Regina Cemin e a diretora pedagógica do Instituto Ciência Hoje, Maria Del Carmen.

A LUA

O projeto vencedor foi o apresentado pela EMEF Francisco Manoel Lumbrales, sob orientação da professora da 3ª série, Rachel Ribeiro Keedi. Com o tema Astronomia, os alunos desenvolveram o projeto “A Lua é de queijo?”, a respeito da matéria-prima da Lua. Além de explorar o material de que é feito o satélite natural da Terra, os alunos fizeram sua própria revista Ciência Hoje para explicar melhor o assunto, sempre sob orientação do Ciência Hoje.

“É uma emoção muito grande, pois é meu primeiro ano como professora. O projeto teve participação de cada aluno e estamos muito felizes com o resultado”, disse a professora Rachel, que foi premiada com um notebook.

As professoras que ficaram em 2º e 3º lugares também foram premiadas e todas receberam flores pela participação.

Secretaria de Educação

Assessora de Comunicação: Vilmary Macedo

Texto: Soraia Sene

Check Also

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.